Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr

Buscar

Unifor on-line

Banner
Home

Curso de Turismo e Hotelaria: objetivos, missão e princípios

Objetivo geral
Formar o profissional com visão crítica do fenômeno turístico/hoteleiro que lhe permita desenvolver habilidades de gestão e planejamento de destinos turísticos e empreendimentos hoteleiros em empresas publicas ou privadas ou ainda, como um empreendedor, contribuindo sempre para a preservação do patrimônio natural e cultural, e para o crescimento da economia e a redução das desigualdades sociais.

Objetivos específicos
· Desenvolver práticas curriculares e processos metodológicos que promovam a criticidade e a problematização dos fenômenos históricos e sociais e as novas demandas turísticas da sociedade.
· Identificar e analisar os aspectos básicos do turismo e hotelaria, seus serviços, em empresas e instituições públicas e privadas, articulando o ensino, pesquisa e extensão.
· Desenvolver competências e habilidades de planejamento da gestão administrativa e da comercialização do produto turístico por meio de práticas curriculares interdisciplinares.
· Colaborar na definição de políticas de turismo, na elaboração de programas e projetos integrados.
· Valorizar o fenômeno turístico/hoteleiro, como objeto de estudo da realidade internacional e nacional, na perspectiva da inserção regional.
· Promover o desenvolvimento da pesquisa básica e aplicada que permita antecipar as futuras tendências do turismo e da hotelaria.
· Exercer uma prática de formação continuada que possibilite empreender inovações na área acadêmica.
· Assumir os valores de responsabilidade social por meio de estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento do turismo sustentável e da hospitalidade.
· Difundir os valores éticos e sociais ligados à preservação dos recursos naturais, do patrimônio histórico e artístico das comunidades envolvidas nos diversos processos turísticos.

Missão
Promover a formação integral do aluno, qualificando-o para o exercício profissional com visão voltada para o desenvolvimento integrado e sustentável, no “traide” turístico. Assim, forma-se um bacharel apto a compreender o contexto mundial e nacional interagindo nas especificidades regionais como agente de mudanças no planejamento dos destinos turísticos e na gestão de sistemas hoteleiros.

Princípios
O ponto de partida do projeto pedagógico do curso de Turismo e Hotelaria é a compreensão clara de que a atividade turística, se conduzida dentro de princípios técnicos científicos, constitui-se em uma das maiores possibilidades de resgate e promoção dos valores culturais, de preservação do meio ambiente e geração e redistribuição de renda, devendo, portanto, ser entendida como um fenômeno social que enfatiza o tempo livre e o lazer como possibilidades de negócio e de geradores de impacto econômico.

Com o objetivo de alcançar sua missão com base no que se entende por atividade turística, o curso de Turismo e Hotelaria adota princípios que devem nortear o curso em toda a sua amplitude e extensão. São eles:

1. Visão integrada dos processos turísticos com base no planejamento e gestão;
2. Compromisso com a visão sistêmica integrada do turismo e da hotelaria;
3. Preservação, compreensão e difusão das culturas e histórias nacionais e regionais, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural;
4. Compromisso com a conscientização da preservação do meio ambiente através do uso adequado dos recursos;
5. Visão integral do turista como ser humano, partícipe do processo;
6. Respeito aos fundamentos da ética e da cidadania;
7. Compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a hospitalidade, com a geração e redistribuição de renda, com a valorização do tempo livre e do ócio;
8. Promoção e estímulo à pesquisa científica e estudos acadêmicos com o propósito de gerar e disseminar conhecimentos nas diversas áreas, os quais serão compartilhados e colocados à serviço da sociedade, na perspectiva da interdisciplinaridade;
9. Integração empresa-universidade focada na reciprocidade de saberes para o desenvolvimento de competências e habilidades;
10. Viabilização da integração entre teoria e prática e o intercâmbio de conhecimentos com os diversos segmentos do mercado, de modo a estar sempre atualizado sobre este setor dinâmico e flexível;
11. Busca continua pelo aprimoramento da qualidade.


Turismo e Hotelaria

 

ENDEREÇO PARA CONTATO

Universidade de Fortaleza
Centro de Ciências Administrativas
Coordenação do curso
de Turismo e Hotelaria
Bloco R – Sala 4

Endereço:
Av. Washington Soares,
1321- Bairro Edson Queiroz -
CEP: 60811-905

Tel:
(85) 3477.3190

Fax:
(85) 3477.3065