Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr

Buscar

Unifor on-line

Banner
Home Nutrição

Nutrição

nutricao-2O Ambulatório de Nutrição do Nami constitui-se de uma unidade de nível secundário, atendendo à média complexidade das doenças que necessitam de suporte nutricional, promovendo avaliação, diagnóstico e orientação nutricional. É composto por cinco salas de atendimento e duas salas de antropometria.

As salas de atendimento são individuais e climatizadas, proporcionando um ambiente seguro, confortável e acolhedor ao paciente. As salas de antropometria dispõem de equipamentos de alta qualidade e tecnologia (bioimpedância, adipômetro, balanças variadas, dinamômetro, estadiômetro, infantômetro), garantindo assim um diagnóstico nutricional mais detalhado e preciso e, consequentemente, uma intervenção nutricional mais eficaz.

O corpo clínico é composto por três nutricionistas e uma psicóloga.

Serviços ofertados


O Ambulatório de Nutrição funciona durante toda a semana com dias específicos para cada especialidade. O Ambulatório de Nutrição e Doenças Crônicas é destinado a adultos e idosos com doenças como magreza, obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias. O Ambulatório de Nutrição Materno-Infantil, Pediatra e Adolescência atende mulheres com complicações no período gestacional, crianças e adolescentes, com patologias como diabetes gestacional, doença hipertensiva na gravidez, obesidade gestacional, desnutrição gestacional e demais complicações relacionadas a este período. Doenças prevalentes na infância e adolescência associadas à nutrição (desnutrição, obesidade, diarreia, constipação, dislipidemia, doenças gastrointestinais, etc).

As crianças, adolescentes, adultos e idosos com problemas de disfagia, gastrite, refluxo, esofagite, constipação, diarreia, doença inflamatória intestinal e pacientes neurológicos são atendidos no Ambulatório de Nutrição e Doenças do Trato Digestivo. Já os adultos e idosos que enfrentam o câncer, tanto no pré quanto no pós-operatório, durante e após o tratamento quimioterápico ou radioterápico, recebem tratamento no Ambulatório de Nutrição e Câncer.

Existe também o Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade, para adolescentes, adultos e idosos com anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica, transtornos alimentares não específicos. E o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica possui uma equipe interdisciplinar que realiza o acompanhamento pré de candidatos e pós-operatório de cirurgia bariátrica.

Atendimentonutricao

A consulta é agendada de acordo com a doença de base. A partir desse momento, o paciente é acompanhado pelo nutricionista, que fará uma avaliação nutricional minuciosa e prescreverá, de forma individualizada, o planejamento alimentar. O retorno será agendado a cada 30 dias.

Primeiramente, é agendada uma triagem com nutricionista e psicóloga treinadas e experientes nessa área temática. Caso seja detectado o transtorno alimentar, o paciente será admitido no programa e assistido por uma equipe interdisciplinar. Semanalmente, ele receberá acompanhamento psicológico e nutricional. O atendimento nutricional dura, em média, 50 minutos e não utiliza prescrição dietética, sendo todo pautado na educação nutricional, seguindo, assim, as recomendações da American Dietetic Association.

O acompanhamento médico (psiquiatra e endocrinologista) é realizado mensalmente, mas poderá ter sua periodicidade alterada caso o profissional responsável julgue necessário. Uma vez por semana, todos os profissionais que compõem a equipe se reúnem para discutir os casos clínicos em andamento e traçar os respectivos planos terapêuticos, fazendo com que o paciente tenha, de fato, suas necessidades atendidas de forma integral.

PRONUTRA

nutricao_pronutraO PRONUTRA (Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade) foi fundado em 2005. O ambulatório foi idealizado pelo curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e é um programa de extensão vinculado à Vice-Reitoria de Extensão. Destina-se ao cuidado ambulatorial interdisciplinar de pessoas que apresentam transtornos alimentares (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica – TCAP e Transtorno Alimentar não especificado).

O programa atende aos usuários do SUS de todo o Estado no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Para ter acesso ao serviço, primeiramente, é agendada uma triagem com profissionais treinados e experientes nesta área temática. Caso seja detectado o transtorno alimentar, o paciente será admitido no programa e assistido por uma equipe interdisciplinar composta por extensionistas em Nutrição, Psicologia e Psiquiatria sob supervisão. O tratamento: semanalmente o paciente recebe acompanhamento psicológico e nutricional. O atendimento nutricional é realizado no ambulatório de Nutrição do NAMI, com duração média de 40 minutos e não utiliza prescrição dietética, sendo todo pautado na educação nutricional, seguindo assim, as recomendações da American Dietetic Association.

O acompanhamento psicológico é realizado no Serviço de Psicologia Aplicada-SPA também no NAMI e conta com diversas abordagens psicológicas como as de linha humanista, psicanalista ou comportamental. Os atendimentos são individuais e a duração média da sessão é de 50 minutos. O acompanhamento médico com os residentes em Psiquiatria é realizado mensalmente, mas poderá ter sua periodicidade alterada, caso o profissional responsável julgue necessário. Essa é uma parceria com a residência em Psiquiatria do Hospital Mental de Messejana. Uma vez por semana, todos os profissionais que compõem a equipe se reúnem para discutir os casos clínicos em andamento e traçar os respectivos planos terapêuticos, fazendo com que o paciente tenha, de fato, suas necessidades atendidas de forma integral. Os responsáveis atualmente pelo programa são Ana Paula Queirós (Nutricionista), Raquel Barsi (Psicóloga) e David Martins (Psiquiatra).

Os alunos dos cursos de Nutrição e Psicologia que tiverem interesse em participar do PRONUTRA devem entrar em contato com os responsáveis pelo programa para participar de uma seleção. A duração mínima da extensão é de 6 meses.

Serviço
O PRONUTRA funciona no Ambulatório de Nutrição do NAMI, no térreo. Para ser atendido, o paciente deve entrar em contato pelo telefone (85) 3477.3621 e inscrever seu nome na lista de espera para triagem.
Atendimentos aos pacientes: Segundas e quartas-feiras, de 13h30 às 17h
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Nami

Serviços

 

ENTRE EM CONTATO

Universidade de Fortaleza
Núcleo de Atenção Médica
Integrada - Nami

Endereço:
Rua Desembargador Floriano Benevides, 221- Bairro Edson Queiroz (ao lado Fórum Clóvis Beviláqua)
CEP: 60811-905

Tel:
(85) 3477.3611