Home CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO Cinema e Audiovisual

Autorizado pela Resolução 29/2007, de 24 de outubro de 2007

nota5-mec-audiovisualO curso
O curso de Cinema e Audiovisual leva o aluno a desenvolver produtos audiovisuais como filmes e vídeos, utilizando tecnologias digitais na produção dos conteúdos, criando roteiros e narrativas lineares ou não-lineares, num processo de grande criatividade nas dimensões artística e audiovisual. É um curso que se apresenta como estratégico do ponto de vista econômico, capaz de promover a inserção social das culturas locais no mundo globalizado.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do profissional de cinema e audiovisual no estado do Ceará compreende, principalmente, as produtoras e emissoras de televisão e as produtoras de filmes publicitários locais e regionais. Esse mercado apresenta um potencial significativo para ser desenvolvido.

Também a implantação da TV digital no Brasil prevê a ampliação da participação das produções brasileiras nas emissoras, assim como maior abertura do setor para as produções independentes. Assim, uma das vocações do curso é estimular o empreendedorismo de seus estudantes.

O profissional
O egresso do curso de Cinema e Audiovisual será capaz de atuar nas áreas de produção, direção geral, direção de arte, direção de fotografia, elaboração de argumentos e roteiros, montagem e edição, animação, continuidade, sonorização, finalização de produtos cinematográficos como filmes e vídeos, bem como interagir com as diversas áreas da criação e divulgação audiovisual, como cinema, televisão, rádio, artes performáticas e novas mídias.

Ele poderá atuar em espaços de produção audiovisual como programas de TV, VTs publicitários, TV digital, produção, documentários, fotografia e iluminação, cinema, narrativas midiáticas, dramaturgia e roteiro, jogos eletrônicos, design virtual, webmídia, animação e infografia.

Turno predominante/Vagas: Noite/40
Coordenação: Prof.ª Ana Elizabete F. Jaguaribe