Home Histórico

Histórico do curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem foi criado juntamente com a Universidade de Fortaleza, no ano de 1973, com 30 vagas. Seu primeiro currículo foi constituído com 170 créditos, tendo como referencial o parecer do Conselho Federal de Educação no 163/72. Na época, o currículo privilegiava o enfoque assistencial centrado no indivíduo hospitalizado. Suas bases conceituais eram voltadas para um modelo biomédico de atenção hospitalar, em três partes: área básica (pré-profissional), tronco profissional comum e habilitação.

Ao longo dos anos foram realizadas alterações curriculares como inclusão de disciplinas e mudanças de carga horária, com vistas à contínua atualização com base nas mudanças no contexto da política de educação e saúde do país. Em 1995, o currículo do curso passa por nova transformação, conforme o Parecer do MEC nº 314/94 e Portaria Ministerial nº 1721/94, visando atender mais uma vez às mudanças curriculares, adequando-se às exigências do mundo moderno. O parecer estabelece um currículo de enfermagem integrado, formado por quatro grandes áreas temáticas: bases biológicas e sociais da enfermagem (ciências biológicas e humanas), fundamentos de enfermagem, assistência de enfermagem e administração em enfermagem.

Vale ressaltar que o curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza foi o primeiro curso no estado do Ceará a implantar o novo currículo, antecipando as reformas curriculares e mantendo-se atualizado. Tal currículo consiste numa visão interdisciplinar, propiciando o ensino teórico-prático indissociável. Tem como pressuposto filosófico a preparação do enfermeiro nos vários níveis de complexidade, para atuar nas áreas de assistência, docência, pesquisa e administração com enfoque na saúde individual e coletiva, a partir de uma consciência ampliada em dimensões sociopolíticas e sanitárias, socioeconômicas, políticas e cidadã.

Esse currículo, por sua vez, em 2003, sofreu um reajuste para atender às novas diretrizes curriculares para os curso de graduação em Enfermagem, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 3/2001. O currículo atual contempla os conteúdos referentes às ciências da enfermagem, integralizados num total de 234 créditos distribuídos em nove semestres. Atualmente o curso de enfermagem oferece 100 vagas no processo seletivo da Instituição, realizado semestralmente.

Serviços | Graduação

Estude na Unifor