Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr instagram g1 facebook

Buscar

Unifor on-line

Banner
Home Setores de Apoio

Setores de apoio

O bom andamento das atividades clínicas do Curso de Odontologia da Unifor depende também de uma infra-estrutura responsável pelo fornecimento de material e instrumental estéreis com segurança e pelo fluxo adequado de pacientes. Para isso, o Curso de Odontologia conta com os setores de Recepçao e Triagem, e Central de Materiais e Esterilização, que são destacados como dois dos diferenciais na formação profissional e no atendimento à comunidade.

Recepção e Triagem

O setor de Recepção e Triagem do Curso de Odontologia da Unifor tem por filosofia de trabalho a busca da qualidade total no atendimento, com disponibilização de tecnologias eficazes no controle e tratamento dos problemas de saúde bucal, a partir de uma prática fundamentada nos princípios da ética e da humanização.

Tem por objetivo fornecer indicadores epidemiológicos, sociais e operacionais que sirvam de subsídios ao planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços prestados.

É a partir do setor de triagem e recepção que se estabelece o primeiro contato dos pacientes com o Curso de Odontologia, quando são cadastrados, e, em seguida, atendidos na Clínica de Triagem radiologia e Assistente Social.

Uma vez cadastrados no sistema acadêmico o início do seu tratamento, e consequente encaminhamento às clínicas de atendimento, é função do seu perfil de necessidades e requisições de pacientes pelos professores. O Critério de seleção dos pacientes, pelo sistema, a partir das requisições dos professores, é por ordem de antiguidade dos cadastros efetuados.

Informações Complementares:
Contato: (85) 477-3211
.

Escovódromo

O escovódromo representa uma célula de grande importância às atividades de cunho educacional, desenvolvidas no espaço institucional. Diariamente, neste espaço, são desenvolvidas junto aos pacientes oficinas educativas, que objetivam despertar o potencial da comunidade para o controle das principais doenças bucais. São trabalhadas metodologias problematizadoras para discussão dos problemas de saúde da população e das tecnologias preventivas disponíveis. Às sextas-feiras, são realizadas, pela manhã e pela tarde, a atividade de motivação com os pacientes da clínica infantil em apoio à filosofia de trabalho desenvolvida por esta clínica.

Participam da construção dessas atividades os alunos da Clínica Infantil, 9o e 10o semestres sob supervisão dos professores orientadores.

Comissão de Controle de Infecção


A formação de Cirurgiões-Dentistas requer uma orientação constante em relação aos cuidados a serem observados durante sua futura vida profissional, devendo a Universidade prover condições ideais em sua estrutura física e de equipamentos para este aprendizado. Neste sentido, a utilização de mecanismos eficazes no controle de infecção nas atividades realizadas no curso de Odontologia é importante para a redução do risco à saúde dos usuários atendidos, dos professores, dos alunos e dos funcionários.

Os conceitos elementares no controle de infecção devem ser de conhecimento de todos os professores do curso de Odontologia, de forma que todos possam orientar os alunos adequadamente, independentemente da atividade realizada nas clínicas ou laboratórios. Para viabilizar tal proposta, foi criada a Comissão de Controle de Infecção do Curso de Odontologia da UNIFOR, que tem por finalidade a prevenção, controle e investigação das infecções no curso de Odontologia da UNIFOR, colaborando com os órgãos oficiais de vigilância sanitária.

A comissão de Controle de Infecção é de caráter normativo e supervisor, sendo um órgão de atenção indireta subordinada ao Coordenador do curso de Odontologia da UNIFOR. A composição da mesma é definida através de eleição direta, sendo constituída por dois professores, dois alunos e dois funcionários que permanecem no cargo por um período de 2 anos. A comissão se reúne ordinariamente duas vezes por mês para planejamento das atividades e extraordinariamente quando necessário.

Naturalmente, não seria possível manter o nível de Controle de Infecção sem a total participação dos alunos do curso de Odontologia que, formados dentro de padrões de excelência, entram no mercado de trabalho levando consigo os conhecimentos e habilidades desenvolvidos no curso, com o apoio dos professores para o cumprimento das normas.

Recentemente, a Comissão de Controle de Infecção ganhou novas cores, com a adição do Controle da Segurança e Conforto no Trabalho, rotinas já constantes no Manual de Normas e Rotinas para o Atendimento Clínico do Curso de Odontologia da UNIFOR. Tendo em vista a grande participação de professores, alunos e funcionários na Comissão de Controle de Infecção e a dedicação dos mesmos, o curso de Odontologia da UNIFOR espera alcançar seus objetivos na prevenção, controle e investigação das infecções dentro do curso e reduzir o risco à saúde dos usuários.

Central de Material e Esterilização – CME


O Curso de Odontologia da UNIFOR dispõe de uma Central de Material e Esterilização – CME com área física de 94,03 m2, que é um centro especializado, composto por expurgo, setor de preparo, esterilização, guarda e distribuição, onde são processados instrumentais usados nos atendimentos clínicos e cirúrgicos.

O processamento de artigos consiste na lavagem, inspeção, desinfecção, preparo, empacotamento, identificação, segregação, esterilização, guarda e distribuição de instrumentais, mantendo os processos de trabalho em fluxo unidirecional, a fim de prevenir e controlar infecções. A CME dispõe de equipamentos e materiais modernos e seguros: 02 autoclaves com bomba de vácuo, seladoras automáticas, incubadora por fluorescência, embalagens com barreira microbiana, produtos de limpeza e conservação de instrumentais, além de outros insumos. Realizando em torno de 20 ciclos de esterilização/dia, sendo esterilizados entre 60000 e 80000 pacotes/mês.

A CME oferta seus serviços atualmente a 64 professores e 490 alunos entre curso de graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Em torno de 60% dos materiais esterilizados pertencem aos alunos do curso, os demais fazem parte do arsenal da UNIFOR, que são disponibilizados em situações específicas, atendimentos de emergência, aulas demonstrativas e  projetos sociais.

A equipe de profissionais da CME é formada por uma enfermeira e treze auxiliares e/ou técnicos de enfermagem, que foram treinados e qualificados para esse fim.

Controle físicos, químicos e biológicos são realizados diariamente para garantia da eficácia da esterilização, sendo a única CME de Odontologia no Brasil a possuir Certificado OURO em Monitorização dos Processos de Esterilização, conferido pela empresa 3M do Brasil, obtendo, pela 5ª vez a re-certificação, o que demonstra a busca da excelência na qualidade do ensino e da assistência da UNIFOR.


Banner

Odontologia

Pesquisa

Serviços | Graduação

Estude na Unifor

Banner
Banner
Banner
Banner
 

ENDEREÇO PARA CONTATO

Universidade de Fortaleza
Centro de Ciências da Saúde
Coordenação do curso
de Odontologia
Bloco O

Endereço:
Av. Washington Soares,
1321- Bairro Edson Queiroz -
CEP: 60811-905

Tel:
(85) 3477.3200

Fax:
(85) 3477.3062