Home Graduação Tecnológica Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Autorizado pela Resolução CEPE nº 47/2011, de 21/11/2011

Competências e habilidades gerais do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais. Além das competências técnicas, os profissionais também desenvolvem competências da área de humanas, tais como gerenciamento e administração com ênfase em empreendedorismo, gerência de projetos e liderança, negociação, argumentação e trabalho em grupo.

Ao final do curso o profissional será capaz de:
- Elaborar e gerenciar projetos, compreendendo a definição, o planejamento, a execução, o controle e a finalização de projetos.
- Realizar projeto logístico e físico de sistemas de informação para empresas públicas e privadas de diferentes portes.
- Desenvolver soluções nas áreas de informática, tais como: redes, suporte, engenharia de software, banco de dados, sistemas distribuídos, sistemas para web e elaboração de relatórios técnicos.
- Atuar como mediador e gerenciador entre os usuários de sistemas de informação e os desenvolvedores de aplicações, tendo como objetivo o correto dimensionamento das necessidades do usuário.
- Realizar pesquisa tecnológica com vistas à produção de software de apoio e aplicativos, além de análise, modelagem, projeto e construção do produto.

Coordenação: Professora Liádina Camargo Lima
Assessor: Everton Tavares Guimarães
Turno/Vagas: Noite/50 (por semestre)
Carga horária: 2.016h