Home Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia

O curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza foi criado no sentido de buscar uma formação baseada em princípios humanistas que contribuíssem devolvendo à sociedade profissionais capacitados, quer do ponto de vista individual, quer do ponto de vista coletivo, que fossem habilitados a enxergar o paciente como um todo em sua dimensão física, psíquica e social. A pretensão do Curso sempre foi de se inscrever como referência no cenário odontológico nacional, de forma a contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, trabalhos e compreensão de que os problemas de saúde bucal devem ser resolvidos para a conquista da cidadania.

O curso de Odontologia da Unifor apresenta-se em seu quarto modelo de matriz curricular, (fluxogramas 36.1 – 1994; 36.2 – 1997; 36.3 – 2004; 36.4 – 2011 ), fruto de um processo contínuo e dinâmico de reconstrução do currículo, aproximando-se cada vez mais da integração do conhecimento, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia e em discussões que envolveram todo o corpo docente em um trabalho coletivo baseado na perspectiva de se vislumbrar a formação de futuros profissionais em saúde bucal que tenham capacidade de refletir sobre seu papel na sociedade e analisar que contribuições podem trazer para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, em especial a cearense.

A opção por um currículo integrado centrado no aluno teve como referência um processo de ensino-aprendizagem que respeitasse o conhecimento prévio do discente e, a partir daí, possibilitasse um avanço na construção de teorias, de forma compartilhada com o professor, tendo como base a busca de soluções adequadas aos problemas levantados, enfatizando na reflexão, na crítica e na criatividade, os elementos fundamentais na formação do aluno.

O novo currículo integrado do curso de Odontologia destaca-se por sua construção coletiva, com ênfase no perfil do paciente a ser atendido pelo aluno, o qual avança em complexidade crescente ao longo de todo o itinerário formativo, permitindo, ao mesmo tempo, que o aluno não só desenvolva competência, mas também compreenda o paciente de forma integral e não relacionado a uma especialidade odontológica apenas, preparando-o para o enfrentamento da realidade como esta se apresenta, com todas as suas diversidades, e formando-o para o mundo do trabalho.

A estrutura do currículo do curso de Odontologia da Unifor caracteriza-se pela sua flexibilidade, através da oferta de elenco de disciplinas optativas para que o aluno possa ser corresponsável pelo seu itinerário formativo; pela interdisciplinaridade, advinda das disciplinas /módulos do Núcleo Comum do Centro de Ciências da Saúde, nas quais os alunos de diversos cursos podem interagir em atividades comuns, desde os primeiros semestres; pela articulação teoria/prática marcada pela inserção precoce em ambientes de prática e na aplicação de situações problema; além da possibilidade de experiência em educação a distância.

Perfil do egresso: cirurgião-dentista generalista apto a diagnosticar e tratar as principais doenças bucais, através da compreensão, aplicação e integração entre a Odontologia e as Ciências Biológicas, Humanas e Sociais, capaz de atuar em equipes multidisciplinares de saúde, na busca de soluções adequadas para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde de indivíduos e comunidades, mantendo espírito crítico, ético e com amplo interesse social em compreender a importância do impacto de políticas sociais, ambientais e de saúde sobre a saúde bucal e a qualidade de vida, sendo capaz de planejar e administrar programas de saúde coletiva e gerenciar serviços de saúde.

PROGRAMA TUTORIAL ACADÊMICO (PTA)

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO

Odontologia