RSS Twitter Youtube Flickr

Home CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Direito

Reconhecido pela Portaria nº 427, de 15/7/1980

O curso

O curso de Direito da Universidade de Fortaleza surgiu em 1976, sendo o primeiro do Estado do Ceará a ser ofertado por uma instituição particular de ensino. Sua proposta faz uma combinação entre os caráteres teórico e prático, com uma abordagem focada na responsabilidade social.

É um curso de natureza generalística, ou seja, não busca uma especialização pré-matura do aluno, mas permite que ele possa alcançar a melhor compreensão possível do universo jurídico e, a partir daí, fazer as suas escolhas de carreira futura.

No curso de Direito, os alunos podem vivenciar o exercício da advocacia no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Unifor. O EPJ atua em parceria com a Justiça Federal do Ceará, através da instalação de um Juizado Especial Federal, oferecendo orientação jurídica, consultas, encaminhamento de processos e apoio psicológico, tudo realizado por alunos sob a supervisão de seus professores. Por ano, são realizados mais de 30 mil atendimentos.

A profissão

O bacharel em Direito dispõe de amplo campo de atuação profissional. De um modo geral, a formação jurídica é valorizada no exercício de profissões de outras áreas de atuação, tais como a administração de empresas, a consultoria empresarial, a auditoria, etc.

Tradicionalmente, o bacharel em Direito exerce as chamadas profissões jurídicas: advogado público ou particular, consultor jurídico, magistério superior, juiz, promotor, procurador da república, defensor público, cargos da estrutura do poder judiciário, do ministério público, dos tribunais de contas e dos demais poderes.

Turno predominante/Vagas: Manhã/300 – Noite/250

Diretor: