Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr instagram g1 facebook

Buscar

Unifor on-line

Banner
Home Serviços

Serviços do Curso de Odontologia


Urgência Odontológica
O serviço de urgência odontológica é desenvolvido como uma atividade das Clínicas Integradas, funcionando nos turnos manhã (7:00 às 11:30) e tarde (13:00 às 17:30). Os pacientes são atendidos por ordem de chegada até uma capacidade de 6 casos por turno. São considerados situações de urgência de primeira ordem: hemorragias dentais, abscessos dentais, trismo, dor de origem bucal, traumas, pulpites, necessidades estéticas em dentes anteriores.

Centro de Radiologia

O Centro de Radiologia trabalha em uma lógica de apoio ao setor de Recepção e Triagem e às clínicas integrada e multidisciplinar, auxiliando no diagnóstico dos pacientes do Curso de Odontologia. A filosofia do Centro de Radiologia baseia-se fundamentalmente nos princípios de radioproteção. Assim, todos os procedimentos realizados visam o bem estar dos pacientes e estão dentro das normas das diretrizes de Proteção em Radiodiagnóstico Odontológico, baseadas na portaria da Secretaria de Vigilância Sanitária nº 453, de 1o de julho de 1998.

O Setor de Radiologia do Curso de Odontologia conta com um aparelho para tomada de radiografias extrabucais, três aparelhos para tomada de radiografias intrabucais, um aparelho para realização de tomadas específicas da Articulação Têmporo-Mandibular, um equipamento para realização de radiografias digitais diretas, sistema de processamento químico automatizado e equipamentos de informática para armazenamento das imagens obtidas, incluindo scanner e mesa digitalizadora.

Clínica Infantil
IMG_0007A Clínica Infantil do curso de odontologia da UNIFOR tem como OBJETIVO EDUCACIONAL capacitar o aluno nas suas diversas atividades – teóricas, práticas clínicas e laboratoriais, educativas e motivacionais – através da execução e aperfeiçoamento das tarefas aprendidas, em pacientes infantis (faixa etária de 04 a 12 anos), tratando-os de forma integral, dentro de uma visão multidisciplinar, ou seja, aplicando conhecimentos das áreas de odontopediatria e ortodontia. É de se ressaltar a importância de despertar, o mais precoce, a capacidade do aluno de elaborar uma visão critica das necessidades do paciente infantil em seu todo, de modo integral e não de maneira especialista.

Através de estratégias pedagógicas desenvolvidas, o conteúdo da área de odontologia infantil (ODONTOPEDIATRIA + ORTODONTIA) é aglutinado, possibilitando ao aluno diagnosticar os problemas bucais existentes, estabelecendo e executando planos de tratamento compatíveis com a condição sócio-econômica e com o estado de saúde geral do paciente infantil, assim como educar o paciente e a comunidade sobre os principais problemas bucais na clínica infantil, visando a melhoria e a manutenção da saúde bucal, realçando a importância de medidas preventivas.

A orientação aos pais ou responsável é a base para o sucesso na Clínica Infantil. A atitude do aluno na clínica deve ser sempre de prevenir, associada a um conjunto de atividades necessárias ao seu bom desempenho.


Banner

Odontologia

Pesquisa

Serviços | Graduação

Estude na Unifor

Banner
Banner
Banner
Banner
 

ENDEREÇO PARA CONTATO

Universidade de Fortaleza
Centro de Ciências da Saúde
Coordenação do curso
de Odontologia
Bloco O

Endereço:
Av. Washington Soares,
1321- Bairro Edson Queiroz -
CEP: 60811-905

Tel:
(85) 3477.3200

Fax:
(85) 3477.3062