RSS Twitter Youtube Flickr

Home Comunicação e Marketing Eventos Seminário sobre empreendedorismo fomenta reflexão sobre exposição

Seminário sobre empreendedorismo fomenta reflexão sobre exposição

Jacques_Marcovitch_250
Foto: Diário do Nordeste

Antecedendo a abertura do Espaço Cultural Unifor aos visitantes da exposição Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, a Universidade de Fortaleza recebeu nesta terça, 14 de fevereiro, um seminário que reuniu pesquisadores e empreendedores a fim de refletir sobre a construção de uma ação empreendedora em seu momento histórico e contemporâneo.

Para a abertura do evento, que aconteceu no Teatro Celina Queiroz, a reitora da Unifor, Fátima Veras, e o autor das obras e curador da exposição homônima, Jacques Marcovitch, ressaltaram a criatividade, a coragem e a inovação como características essenciais aos pioneiros do século XX.

Marcovitch, professor de Administração e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), pesquisou durante dez anos as trajetórias de 24 empresários que tiveram papel decisivo no desenvolvimento no país. O projeto resultou em três livros, no seminário e na mostra itinerante que é recebida no Espaço Cultural Unifor.

“Este projeto contou, ao longo destes últimos três anos, desde a exposição no Museu Histórico Nacional, com o encantamento de poder visualizar um projeto transformado em realidade pelos profissionais da museologia. Aqueles que vão conhecer esta exposição daqui a pouco poderão ver os vários módulos que evidenciam o espírito do empreendedorismo. O labirinto, aquele espaço onde o empreendedor adentra, busca pela nacionalidade, através de sua coragem, de sua criatividade, os caminhos para enfrentar as adversidades”, iniciou Marcovitch.

Para abordar o tema “A preservação da memória dos pioneiros”, compuseram a mesa do Teatro Celina Queiroz a diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, a diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Lúcia Tostes, e a diretora do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Margot Monteiro.

Em seguida, foram convidados Frederico Lundgren, das Casas Pernambucanas, e José Vicente Caixeta Filho, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, para tratar do tema “Empreendedorismo e o contemporâneo”.

O último tópico do seminário, “Educação e empreendedorismo”, foi ministrado por César Simões Salim, da PUC-RJ, e Marina Toledo, do projeto educativo Pioneiros & Empreendedores.

Após a exibição do filme “Tempos dos pioneiros”, o Sistema Verdes Mares realizou o lançamento do projeto Você Empreendedor, com a presença da diretora do Centro de Ciências Administrativas da Unifor, Clara Bugarim. O projeto prevê a publicação quinzenal de 16 cadernos suplementares no Diário do Nordeste, no período de março a outubro, sobre casos de sucesso de empreendedores cearenses. As publicações também irão esclarecer sobre linhas de crédito, gestão financeira, gestão de recursos humanos, entre outros assuntos de interesse da classe empresarial.

Comunicação e Marketing
Prédio da Reitoria - 1º andar