RSS Twitter Youtube Flickr

Home CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Medicina

Autorizado pela Resolução CEPE nº 46/04, de 28/12/2004, com Despacho Ministerial de 04/05/2006

O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza foi desenvolvido em uma concepção inovadora pautada nos principais documentos relativos à educação médica mundial. O conteúdo curricular está estruturado em uma base integrada de conhecimentos, práticas e atitudes que se manifesta em três eixos: humanístico-profissional, técnico-científico e comunitário-assistencial, onde o PBL (Problem-Basead Learning – Aprendizagem Baseada em Problemas) constitui a ferramenta pedagógica principal.

As disciplinas básicas e clínicas são integradas em módulos, com conteúdo orientado por sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas. A operacionalização dos conteúdos modulares é realizada por várias estratégias educacionais: grupos tutoriais, conferências, práticas em laboratórios, capacitação em habilidades e atitudes e interação ensino-serviços-comunidade. O curso tem 12 semestres de duração, com 60 alunos por semestre.

Mercado de Trabalho

O médico cuida da saúde das pessoas, estuda as causas das doenças, a sua prevenção e combate. Com base em resultados de exames clínicos, define diagnósticos e tratamentos; prescreve medicamentos e realiza cirurgias.

O profissional também participa de programas de prevenção, saneamento e planejamento da medicina social. É imprescindível para esse profissional, dedicação e controle emocional, para enfrentar as emergências de pronto socorro e UTIs.

Devido aos esforços do governo federal para reverter essa situação no Norte e no Nordeste, os estados dessas regiões vem oferecido mais vagas, principalmente por intermédio do Programa Saúde da Família (PSF). Quem estiver disposto a abdicar do conforto e da infraestrutura das metrópoles encontrará nas regiões mais afastadas trabalho e boa remuneração.

A profissão é regulamentada pelo Decreto-lei 44045, de 19/07/1958. É representada pelos Conselhos Regionais e pela Associação Brasileira de Medicina.

Turno predominante/Vagas: Integral/60
Coordenação: Prof.ª Maria Verônica Costa Freire