Home Escritório de Prática Jurídica

Escritório de Prática Jurídica

direito_epjO Escritório de Prática Jurídica – EPJ é campo de estágio para os alunos do curso de Direito da Unifor, o qual propicia o aprendizado prático das disciplinas do programa curricular, envolvendo alunos, professores orientadores, psicólogo, estagiários e assistente social.

O EPJ é um grande escritório, onde os alunos dos últimos semestres do curso de Direito da Unifor, sob a supervisão de professores e advogados-auxiliares, prestam atendimento jurídico gratuito à comunidade, por meio de convênio com a Defensoria Pública o Estado do Ceará.

Além do atendimento jurídico, o EPJ possui outros serviços auxiliares: Psicologia, Serviço Social e o Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas – Sesed. Nos casos em que o assistido se sentir angustiado ou for preciso uma conversa mais aprofundada entre as partes, a Psicologia entra em ação e permite uma melhor solução do problema. Quando o assistido precisa esclarecer dúvidas sobre serviços sociais como INSS, Bolsa Família e outros programas do governo, o Serviço Social do EPJ orienta e encaminha para os órgãos competentes.

O EPJ conta, atualmente, com 120 cabines de atendimento, salas de Psicologia, salas de Serviço Social, salas dos advogados auxiliares, secretaria real, salas da supervisão e as salas de sessões do Sesed.

Até o semestre de 2010.1, o EPJ atendeu 137.677 pessoas, com uma média de 12 mil atendimentos por semestre, sendo cerca de 2.500 petições judiciais protocoladas.

Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas

O Sesed é um serviço vinculado ao EPJ que proporciona ao corpo discente a noção das diversas modalidades de efetivação da justiça, a experiência da advocacia consultiva, constituindo uma prática de responsabilidade social do CCJ, por meio da propagação do senso de cidadania e da prática das mais variadas atividades relacionadas ao Direito.

Considerando que a compreensão de acesso à justiça adotada pelo curso de Direito da Unifor não se resume à tradicional definição de acesso à prestação jurisdicional, o Sesed tem como objetivo primordial ofertar as mais diversas espécies de solução extrajudicial de disputas, como conciliação, mediação e negociação, objetivando a prevenção dos conflitos e evitando que simples demandas sejam ajuizadas, desburocratizando o Poder Judiciário.

Atuando de maneira inovadora, o Sesed compreende que a nova dimensão dos cursos de graduação exige cada vez mais uma formação profissional em que o aluno seja capacitado para trabalhar de forma interdisciplinar, numa perspectiva de transformação social. O serviço conta com uma equipe de professores e alunos do curso de Direito, uma psicóloga e estagiários de psicologia e uma assistente social.

Neste sentido, o Sesed exerce sua função pedagógica de forma completa, ao oportunizar que os discentes não apenas identifiquem na teoria quais as espécies de solução extrajudicial de disputas, mas, também, possam praticar a condução de cada um dos procedimentos sob a orientação do professor, proporcionando a participação em situações reais de vida e de trabalho.

Acrescente-se ainda que, por meio do Sesed, o curso de Direito da Unifor cumpre sua função social de promoção de acesso à justiça, na medida em que proporciona à sociedade um espaço de efetivação de direitos e inclusão social.

Vale lembrar que nos casos em que o problema jurídico não puder ser resolvido pelo EPJ, o assistido será devidamente orientado e em seguida encaminhado para o órgão capaz de resolver o seu caso.

Serviço
O EPJ funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 15h às 20h. Já aos sábados, o horário é das 7h30 às 11h. Para ser atendido, o assistido deve escolher o horário de sua conveniência e entrar em contato com para agendar o melhor dia e horário do seu atendimento.

Telefones: (85) 3477.3332 e (85) 3477.3155

Serviços | Graduação