Home Eixo curricular

Eixo humanístico-profissional, técnico-científico e comunitário-assistencial

A grade curricular do curso de Medicina da Unifor está organizada em três eixos: humanístico-profissional, técnico-científico e comunitário-assistencial.

A dimensão humanística da formação do médico – questão central do currículo de Medicina da Unifor – busca desenvolver uma estrutura para reflexão e prática que resulte na aquisição de competências compatíveis com as exigências profissionais. O aluno tem oportunidade de desenvolver suas atitudes, que são a interface entre o profissional e seu paciente, sua família, sua comunidade, a instituição profissional a que é afiliado, seus colegas de profissão e demais colegas do seu time de trabalho.

Ao longo do curso, em todos os módulos, são estruturados processos experienciais de aprendizagem para maximizar o impacto desses domínios atitudinais, particularmente no campo da reflexão centrada no estudante e no desenvolvimento do pensamento crítico.

Os conteúdos biomédicos do curso, incluindo a base de conhecimentos e habilidades da prática médica, os princípios científicos e o pensamento acadêmico em Medicina, associados aos domínios de áreas amplas como psicologia, história da medicina, antropologia médica, economia, medicina legal, sociologia, cultura e outras ciências humanas e sociais, formam os componentes técnico-científicos do currículo, que são, em cada módulo, integrados de modo que, com base na discussão de problemas, o aluno explore esses campos do conhecimento de forma progressiva e estruturada, associando teoria e prática. Progressivamente – mas desde o início do curso – o estudante vai se apropriando de um instrumental teórico-prático profissionalizante compatível com seu nível de desenvolvimento.

Sob o ponto de vista estrutural, o primeiro ano lida com sistemas regulatórios e estruturas orgânicas, respondendo pela organização somato-funcional do organismo humano; o segundo ano lida com ciclos de vida, trabalhando os processos de desenvolvimento do indivíduo em fases da vida (embriogênese, nascimento, crescimento, vida adulta, envelhecimento e morte) e sua relação com o meio. O terceiro e o quarto ano trabalham processos clínicos e manifestações da doença, organizados em módulos com ênfase na integração sistêmica das diversas manifestações fisiopatológicas de maior interesse médico. Os dois últimos anos do curso (5º e 6º anos) são o período de internato rotatório, quando o aluno seguirá em estágio pelas clínicas básicas (pediatria, gineco-obstetrícia, clínica médica/medicina interna, cirurgia, trauma/emergências médicas, saúde pública/atenção primária e estágios eletivos).

Durante todo o curso, o aluno desenvolve atividades de integração teórico-prática e estágios eletivos em serviços de atenção primária, secundária e terciária de acordo com sua progressão no curso. Assim, pode-se desenvolver uma prática de saúde de âmbito comunitário, integrada em uma equipe multidisciplinar, onde o aluno entra em estreita relação com a comunidade ou em ambientes e estruturas a elas pertencentes, mantendo um balanço adequado entre esses serviços e estruturas ambulatoriais e hospitalares secundárias e terciárias.

Serviços | Graduação

Estude na Unifor