Home Intercâmbio Acadêmico Internacional

Intercâmbio Acadêmico Internacional

O Programa de Intercâmbio Acadêmico tem como objetivo principal estimular, promover e organizar o intercâmbio dos estudantes da Unifor com universidades parceiras estrangeiras.

O programa permite que o aluno curse disciplinas de seu curso em uma universidade do exterior. A ideia é a vivência de uma experiência acadêmica enriquecedora através do convívio com outra cultura, ampliando seus horizontes e conhecimentos pessoais e profissionais.

Onde estudar?
A Unifor possui convênio com mais de 90 instituições de ensino superior, distribuídas em 20 países.  Confira a lista de universidades conveniadas

Quem pode participar?
Todos os alunos de graduação regularmente matriculados na Unifor.

Quais os pré-requisitos?
- Estar regularmente matriculado na Unifor
- Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*
- Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada universidade
- Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0
- Não possuir disciplinas reprovadas no histórico

*Algumas exceções se aplicam. Mais informações na Assessoria para Assuntos Internacionais.

Quando devo fazer a inscrição?
A inscrição deve ser realizada com seis meses de antecedência ao período previsto do início do intercâmbio. Os períodos de inscrição são:

- De 15ª de janeiro a 29 de fevereiro para cursar o segundo semestre letivo (agosto-dezembro)
- De 15º de julho a 10 de setembro para cursar o primeiro semestre letivo (janeiro-junho)

Custos

O aluno intercambista, no semestre em que estiver participando do programa de intercâmbio, paga somente a 1ª parcela da matrícula na Unifor (faz o trancamento do curso) e não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter de arcar com taxas acadêmica-administrativas relativas a mesma.

O aluno intercambista assume despesas relativas a:
- Passagens aéreas;
- Hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais;
- Visto e seguro viagem/saúde.

Aproveitamento de Disciplinas
Ao retornar do programa, os alunos poderão solicitar, junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), o aproveitamento dos estudos desenvolvidos no período de intercâmbio, conforme normas da Unifor. O aluno deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira, a ementa das disciplinas cursadas, bem como a tradução juramentada desses documentos.

Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição para o Programa de Intercâmbio Acadêmico custa R$ 420,00 (o valor sofre reajuste anual e não é reembolsável). O pagamento da taxa é feito na Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

>> Baixe aqui o PDF do Guia do Programa de Intercâmbio Acadêmico.

Assuntos Internacionais

Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária