Unifor on-line

Home Espaço Cultural Unifor Em Cartaz Acervo da Fundação

Acervo da Fundação

-acervofeq_vicentedoregomonteiroA Fundação Edson Queiroz reúne em uma exposição, pela primeira vez, obras do seu acervo. A mostra, em cartaz de 20 de outubro a 26 de janeiro, no Espaço Cultural Unifor, permite uma viagem pela arte moderna brasileira, contribuindo não apenas para a discussão sobre o período, mas também sobre o seu legado para a arte contemporânea.

Logo na entrada do Espaço Cultural Unifor, trabalhos de Candido Portinari e Tarsila do Amaral dão boas-vindas aos visitantes. “Nesta mostra, o público pode ter acesso a obras raras e representativas da arte brasileira. Alguns exemplares só podiam ser encontrados fora do estado”, explica Cecília Pinheiro, curadora da exposição Acervo da Fundação Edson Queiroz.

O acervo vai além do modernismo paulistano e carioca (os dois grupos mais celebrados no contexto da vanguarda). É possível ver obras de criadores de vários estados do país, entre eles os cearenses Antonio Bandeira e Luiz Hermano e o paraibano Antônio Dias; além de estrangeiros radicados no Brasil, como o moldávio Samson Flexor e o polonês Frans Krajcberg.

A exposição apresenta parte significativa das obras pertencentes ao acervo da Fundação Edson Queiroz. São 52 peças raras, entre pinturas, gravuras e esculturas, criadas por 28 dos mais representativos nomes da arte brasileira do século XX. Estão nela os principais artistas da primeira geração modernista: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Ismael Nery, Oswald Goeldi, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Há ainda obras de pintores e escultores que se destacaram na geração seguinte, caso do pintor cearense Antonio Bandeira.

 


Saiba mais sobre os artistas apresentados no Acervo da Fundação Edson Queiroz

-acervo_IMG_5899


 

Serviço
Exposição "Acervo da Fundação Edson Queiroz"

Aberta ao público de 26 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013*
A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita
De terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sábados e domingos, das 8h às 18h
O público também pode agendar exposições guiadas através do Projeto Arte-Educação, que atende crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino
85 3477 3319

* O Espaço Cultural Unifor estará fechado de 22 a 25 de dezembro e de 29 de dezembro a 1º de janeiro