Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr instagram g1 facebook

Buscar

Unifor on-line

Home Ex-Alunos Instruções para fotos da Placa

Placa Virtual - Instruções 2016.1

PLACAS VIRTUAIS

Desde o semestre 2008.2, a Portaria Reitoria nº 52/2008 extinguiu a afixação no campus de placas alusivas a concludentes de cursos de graduação. Desde então, os referidos concludentes devem seguir orientações para a Placa Virtual, publicada no portal web da Unifor (www.unifor.br).

A Placa Virtual é um sistema desenvolvido para internet com espaço para fotografia oficial de placa, fotografias individuais de concludentes, informações adicionais de homenageados e afins e vídeos de formatura, todos classificados por turma e semestre.

SOBRE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA PLACA


Ficam sob responsabilidade das comissões de formatura de cada turma concludente ou de representante reconhecido pela coordenação:

  • A organização das informações contidas na placa (paraninfo, patrono, homenageados e afins) e o envio dessas informações à DAE, obedecendo ao prazo definido;
  • O comparecimento da turma, em dia e local marcados, para a fotografia oficial da placa (EM GRUPO). OBS: o envio das fotografias à Diretoria de Marketing será feito pelo próprio estúdio de fotografia contratado pela Universidade;
  • A organização de fotografias não oficiais e seu envio à DAE para devida publicação no sistema de placa, obedecendo ao prazo definido.
IMPORTANTE: as comissões de formatura dos cursos concludentes deverão se organizar, repassar os dados constantes da placa à DAE e cumprir todos os prazos estabelecidos, pois não haverá prorrogações nem ações extraordinárias. O não repasse das informações pelas comissões de formatura dos cursos concludentes ou a ausência do concludente em dia e local marcados para as fotografias oficiais acarretará na publicação da placa virtual da turma sem as fotos específicas dos concludentes nem as informações da placa.

DETALHAMENTO DAS AÇÕES

1. ENVIO DAS INFORMAÇÕES DE PARANINFO, PATRONO, HOMENAGEADOS E AFINS

a. As informações de paraninfo, patrono, homenageados e afins devem ser organizadas pela comissão de formatura de cada turma concludente e enviadas à DAE;
b. As informações devem ser organizadas em mídia de CD e repassadas à DAE, onde serão registradas no sistema de Placa Virtual;
c. O prazo final para envio das informações é agosto de 2016;
d. O não cumprimento do prazo definido acarretará na publicação da placa virtual da turma sem as informações de paraninfo, patrono, homenageados e afins.

2. REALIZAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS OFICIAIS DE FORMATURA

a. A comissão de formatura de cada curso deverá organizar os alunos interessados em sua turma, de forma a comparecerem em dia e local marcados (VER CRONOGRAMA), com suas becas e faixas tradicionais, para a realização das fotografias oficiais;
b. As fotografias oficiais serão realizadas exclusivamente no estúdio fotográfico disponibilizado pela Unifor, obedecendo ao prazo estabelecido (VER CRONOGRAMA), totalmente custeado pela Universidade (sem incluir becas e faixas, que devem ser levadas pelos concludentes);
c. Os alunos interessados devem comparecer pontualmente em dia e local marcados para realizarem as seguintes fotografias:
i. Fotografia oficial da placa (EM GRUPO);
ii. Fotografia oficial do concludente (INDIVIDUAL).

IMPORTANTE:
O que levar no dia das fotografias oficiais:
- Carteira da Unifor;
- Beca tradicional e faixa com a cor do curso.

A Unifor não disponibilizará becas e faixas às turmas de alunos no dia das fotografias oficiais. Os alunos já devem levar suas becas e faixas individuais em data e local marcados para realização das fotografias.

3. SOBRE A AUSÊNCIA NO DIA DAS FOTOGRAFIAS OFICIAIS E O NÃO ENVIO DE INFORMAÇÕES PELA COMISSÃO DE FORMATURA:

a. Ao concludente que não desejar participar da fotografia oficial da placa (EM GRUPO), ainda será possível realizar apenas a fotografia oficial do concludente (INDIVIDUAL). Basta que marque individualmente com a Diretoria de Comunicação e Marketing, obedecendo ao prazo do seu curso;
b. Ao concludente que não desejar participar da fotografia oficial do concludente (INDIVIDUAL), ainda será possível realizar apenas a fotografia oficial da placa (EM GRUPO). Basta que compareça com sua turma no horário agendado junto à Diretoria de Comunicação e Marketing;
c. Ao concludente que não desejar realizar a fotografia oficial da placa nem a fotografia oficial do concludente, o sistema de Placa Virtual será configurado para trazer apenas nome e formulário de contato na página desse concludente.

IMPORTANTE:
- A ausência de qualquer concludente no dia das fotografias oficiais acarretará na publicação da placa virtual da turma sem as fotos específicas do concludente;
- Não será possível realizar fotografia oficial da placa (EM GRUPO) em outro dia e local. A foto oficial da placa será realizada impreterivelmente em dia e local marcados (VER AGENDA) e agendados com antecedência junto à Diretoria de Comunicação e Marketing;
- O agendamento da turma junto à Diretoria de Comunicação e Marketing para a realização das fotografias oficiais somente poderá ser feito pelo representante da comissão de formatura do curso a ser fotografado. Esse representante terá seus dados registrados pela coordenação do Centro.

4. SOBRE O ACRÉSCIMO DE OUTRAS FOTOGRAFIAS DA TURMA

a. Excepcionalmente, será possível enviar para publicação na Placa Virtual, obedecendo ao prazo definido, fotografias não oficiais da turma, como fotografias com becas e adereços informais;
b. As fotos não oficiais enviadas pela turma passarão por verificação da DAE, para conferência sobre os padrões da Universidade;
c. As fotografias não oficiais devem ser organizadas pela comissão de formatura de cada turma concludente e enviadas à DAE. As comissões de formatura não receberão qualquer custeio por parte da Universidade para esses fins, ficando a responsabilidade, portanto, a cargo completamente da comissão de formatura de cada turma concludente sobre o envio correto desse material;
d. As fotografias não oficiais (ex: com becas e adereços informais) devem ser organizadas em mídia de CD e repassadas à DAE, onde serão enviadas para publicação na Placa Virtual;
e. O prazo final para envio das fotografias não oficiais é agosto de 2016;
f. O não cumprimento do prazo definido acarretará na publicação da placa virtual da turma sem as referidas fotografias.

IMPORTANTE:
- Caso haja a desistência da turma sobre a fotografia oficial da placa (EM GRUPO), a Diretoria de Marketing poderá escolher uma das fotografias não oficiais para publicar como fotografia oficial da placa;
- Caso haja a desistência da turma sobre a fotografia oficial da placa (EM GRUPO) e o não envio de fotografias não oficiais para realocação, a Placa Virtual da referida turma ficará sem fotografia oficial da placa.

5. PADRÃO NO NOME DO ARQUIVO PARA AS TURMAS QUE FOREM ENVIAR FOTOGRAFIAS EM CD:

a. As turmas que optarem por enviar as fotografias em CD, por tê-las produzido sem participação do estúdio disponibilizado pela Unifor, deverão enviar cada uma das fotografias individuais obedecendo o seguinte padrão:

Foto individual: Número de matrícula e nome da pessoa (usar underline nos espaços)
Exemplo: 0210000-0_FELIPE_LIMA_SOUSA

Foto em grupo: Nome completo do curso, sem abreviações (usar underline nos espaços). Caso haja mais de uma fotografia em grupo, usar underline e o número no final
Exemplo foto 1 em grupo (principal): ENGENHARIA_DE_PRODUCAO_1
Exemplo foto 2 em grupo (outras fotos): ENGENHARIA_DE_PRODUCAO_2

b. As fotos devem ter a configuração padrão aceito pelo sistema:
  • Formato: JPEG
  • Altura: 600 pixels
  • Largura: 400 pixels
  • Resolução: 72dpi
c. Caso os arquivos dentro do CD não estejam com a nomenclatura padrão, as imagens não poderão ser identificadas pelo sistema. Portanto, muita atenção à nomenclatura das imagens para não haver erros.

6. INFORMAÇÕES FINAIS:

a. Casos omissos somente serão analisados no próximo ciclo de formaturas, a ser divulgado pela Universidade. Portanto, muita atenção aos prazos estabelecidos;
b. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a equipe da DAE responsável pelo ciclo de formaturas.
c. As demais informações sobre o evento de formatura e suas definições devem ser consultadas no documento Boletim Informativo – Colação de Grau 2016.1, emitido pela DAE – Divisão de Assuntos Estudantis.

CRONOGRAMA

EVENTO DATA LOCAL DE ENTREGA / COMPARECIMENTO
Período de realização das fotografias
oficiais de placa e do formando
29, 30/06 e 1°/07/2016
(8h às 11h e 14h às 18h)
Universidade de Fortaleza – Estúdio de Fotografia (Bloco T)
Envio em CD de informação para placa virtual
(paraninfo, patrono, homenageados e afins)
Até agosto de 2016 DAE
Envio em CD de fotografias não oficiais
(becas com adereços informais)
Até agosto de 2016 DAE
Publicação da placa virtual com
todas as informações e fotografias
Até novembro de 2016 Diretoria de Marketing


IMPORTANTE
*As turmas devem comparecer à Universidade de Fortaleza, na sala C10 do CCS, com seus concludentes portando becas e faixas individuais para a realização das fotografias da Placa Virtual. É obrigatório que o representante registrado do curso faça agendamento de hora/data na semana estabelecida junto à Diretoria de Comunicação e Marketing no contato abaixo. Não serão aceitos agendamentos feitos por outras pessoas e em outras datas. A turma deve comparecer em hora/data agendados. No caso de haver problemas com a turma para comparecer em data/hora acima estabelecidos, um novo horário e data devem ser devidamente marcados junto à Diretoria de Comunicação e Marketing, desde que obedeça o prazo estabelecido. Caso contrário, a placa virtual da turma será publicada sem as referidas fotografias.

Contatos para agendamento de fotografias: 
Fábio Pinto
Diretoria de Comunicação e Marketing – Universidade de Fortaleza
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.