Home Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada

Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1999. Recomendado pela Capes, é um programa stricto sensu que forma profissionais por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico em informática. Além de proporcionar instrumental acadêmico de excelência para a formação de profissionais qualificados com capacidade de realizar atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias na área de informática.

Objetivos

Excelência em Pesquisa. O Programa de Pós Graduação em Informática Aplicada está comprometido com a formação de pesquisadores com alta qualificação, treinados nas mais recentes metodologias de pesquisa científica para a produção de trabalhos acadêmicos originais e de impacto nas áreas de computação e afins.

Iniciativa Discente. O PPGIA incentiva a produção independente de trabalhos científicos por parte dos alunos. Com as exigências formais, são eles encorajados a determinar seus direcionamentos para a condução de pesquisas, dentro das linhas do programa, sob a orientação do corpo docente.

Interação Discente/Docente. O PPGIA encoraja o fortalecimento da interação profissional-pessoal entre alunos e professores, o que é possível em virtude do tamanho médio das turmas em diferentes disciplinas. O formato específico dessa interação propicia aos alunos de doutorado oportunidades ímpares em relação à troca de experiências com os professores. Um elevado quociente professor/aluno assegura que os professores podem dedicar tempo e energia necessários ao desenvolvimento qualitativo dos alunos.

Prática de ensino. Contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo, através da formação de mestres e doutores com postura autônoma, espírito inovador e com base necessária para dar prosseguimento às suas atividades de pesquisa em outros centros de excelência no Brasil e no exterior.

Desenvolvimento científico. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas em informática, voltado para a busca de soluções para problemas atuais e importantes da sociedade, envolvendo empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Aprimoramento técnico.
Oferecer oportunidade de aprimoramento técnico e científico a profissionais de informática e áreas afins que lhes permita adaptar-se e responder de forma efetiva às novas exigências do mercado e às suas respectivas áreas de atuação.

Duração dos cursos
Mestrado | duração mínima de 12 meses e máxima de 36 meses
Doutorado | de 24 a 48 meses (somando integralização dos créditos, elaboração e defesa da tese)
O ano escolar é dividido em 2 semestres letivos