Home Acervos Especiais

Biblioteca Unifor - Acervos Especiais

A Biblioteca Unifor - Acervos Especiais abriga um acervo composto por livros que foram doados à Universidade de Fortaleza por diversos colecionadores e outros adquiridos para compor essas salas especiais. São cerca de 7 mil volumes, divididos por assuntos como Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias, Direito, entre outros.

Dentre os volumes estão presentes livros raros como: DANTE con l´espositioni di Christoforo Landino (1578); Geschichte in Brasilien (Maurício de Nassau) de Gaspar Barleus (1659); Castrioto Lusitano de Raphael de Jesus (1679), além de livros especiais de Direito. Outros destaques são as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964; o Arquivo da História do Ceará organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos; e o acervo de Francisco Pati, escritor, advogado e conselheiro da Bienal Internacional de São Paulo.

Outro importante acervo presente na Biblioteca Unifor é a rara coleção de livros de Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e criador da Bienal Internacional de São Paulo. A coleção reúne importantes livros de arte e contém obras consideradas raríssimas.

Nela é possível encontrar a primeira edição, datada de 1750, da “Opere Varie di Architettura”, de Giovanni-Batista Piranesi, considerado o maior gravador do século 18. A obra traz a série completa de gravuras dos cárceres de Roma. Também presente está a primeira edição, de 1835, da “Malerische Reise in Brasilien”, do ilustrador alemão Moritz Rugendas. O volume é composto por 100 litografias que retratam características físicas, hábitos e costumes da população brasileira.

Entre os livros, encontram-se obras de arte, como no álbum Miserere, do artista Georges Rouault, com 58 litografias de grandes dimensões. Teóricos da arte também estão presentes. Giorgio Vasari, um dos primeiros pensadores a escrever a História da Arte, compõe a coleção com seu importante livro As Vidas dos Pintores, Escultores e Arquitetos. Outra presença importante para a composição da Biblioteca Matarazzo é a coleção da Sociedade dos Cem Bibliófilos, formada pelos 23 volumes realizados na época, o que a torna completa.

Confira as imagens da Biblioteca Unifor Acervos Especiais, instalada no prédio da Reitoria da Universidade de Fortaleza:

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

Acervos Especiais

Biblioteca Unifor – Acervos Especiais