Home Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo

EducationUSA_PginaBolsasdeestudoComo não existe ensino superior gratuito nos Estados Unidos (em princípio, todas as instituições possuem uma anuidade a ser paga), a procura por bolsas de estudo nos EUA é quase tão grande quanto a procura por programas de estudo no país. Por isso, é importante entender como elas funcionam e como encontrá-las.

Em primeiro lugar, o aluno precisa entender que o que usualmente se chama “bolsa de estudo” no Brasil, pode ser traduzido em diferentes e vários conceitos no contexto acadêmico americano: grant, scholarship, assistantship, fellowship, financial aid, etc. Por isso, é recomendado que os candidatos explorem todas as possibilidades apresentadas pelas instituições de ensino superior. O termo utilizado não fará diferença, mas é necessário entender que oportunidades estão disponíveis para cada nível de estudo.

Para graduação, as oportunidades para alunos internacionais geralmente são diferenciadas. Há para este nível dois grandes critérios de concessão de bolsas de estudo: por necessidade financeira (ofertada para alunos que não possuem condições de arcar com os custos da vida universitária) e por mérito (que pode ser desde mérito acadêmico a esportivo, musical, artístico, etc). Clique aqui.

Estudar nos Estados Unidos envolve outros gastos além da anuidade da universidade. Segue abaixo algumas das despesas mais comuns:

• Tuition: É o custo anual da universidade.
  • Room and Board: É o custo associado a moradia e alimentação.
  • Health Insurance: É o seguro saúde, que é obrigatório para estudantes internacionais.
  • Fees: São taxas administrativas ou de algum serviço oferecido.
  • Personal Expenses: São as despesas do dia-a-dia com roupa, entretenimento, celular, etc.
  • Books and Materials: São os custos de livros e materiais necessários.
  • Travel: Custos com as passagens.
Conheça os programas de bolsa de estudos oferecidos por instituições de ensino superior americanas para estudantes internacionais:
Veja onde obter ajuda financeira para custear seus estudos nos EUA:

1. Comissão Fulbright
2. Ibeu/IIE