Home Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo

EducationUSA_PginaBolsasdeestudoComo não existe ensino superior gratuito nos Estados Unidos (em princípio, todas as instituições possuem uma anuidade a ser paga), a procura por bolsas de estudo nos EUA é quase tão grande quanto a procura por programas acadêmicos no país. Por isso, é importante entender como elas funcionam e como encontrá-las.

Em primeiro lugar, o candidato precisa saber que o que usualmente se chama “bolsa de estudo” no Brasil, pode ser traduzido em diferentes e vários conceitos no contexto acadêmico americano: grant, scholarship, assistantship, fellowship, financial aid, etc. Por isso, é recomendado que os candidatos explorem todas as possibilidades apresentadas pelas instituições de ensino superior. O termo utilizado não fará diferença, mas é necessário entender quais oportunidades estão disponíveis para cada nível de estudo.

Para graduação, as oportunidades para alunos internacionais geralmente são diferenciadas. Há neste nível dois grandes critérios para concessão de bolsas: por necessidade financeira (ofertada para alunos que não possuem condições de arcar com os custos da vida universitária) e por mérito (que pode ser acadêmico, esportivo, musical, artístico, etc.).

Mais informações: http://educationusa.org.br/site/como-funcionam-bolsas-de-estudo-graduacao/

Estudar nos Estados Unidos envolve outros gastos além da anuidade da universidade. Segue abaixo algumas das despesas mais comuns:

• Tuition: É o custo anual da universidade.
  • Room and Board: É o custo associado a moradia e alimentação.
  • Health Insurance: É o seguro saúde, que é obrigatório para estudantes internacionais.
  • Fees: São taxas administrativas ou de algum serviço oferecido.
  • Personal Expenses: São as despesas do dia-a-dia com roupa, entretenimento, celular, etc.
  • Books and Materials: São os custos de livros e materiais necessários.
  • Travel: Custos com as passagens.

No site do EducationUSA você pode conhecer os programas de bolsa de estudos oferecidos por universidades americanas para estudantes internacionais.

Confira outras instituições que também oferecem ajuda financeira para custear seus estudos nos EUA:
  1. Comissão Fulbright
  2. Ibeu/IIE