Home Fies

MEC abre vagas do Fies para o semestre 2017.1. Inscrições de 07 a 10 de fevereiro

A Universidade de Fortaleza disponibiliza vagas para o FIES Seleção 2017.1, programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por isso, coloque agora na sua agenda: o MEC abre as inscrições para o FIES 2017.1 de 7 a 10 de fevereiro.

Segundo a Portaria Normativa Nº 25 de 21 de dezembro de 2016, são requisitos para inscrição no Fies:

• Ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota na Redação superior a zero;
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
>> PORTARIA NORMATIVA Nº 5, de 15 de fevereiro de 2017
>> PORTARIA NORMATIVA Nº 25, de 21 de dezembro de 2016
>> EDITAL Nº 8, de 27 de janeiro de 2017
>> PORTARIA NORMATIVA Nº 4, de 06 de fevereiro de 2017
Cursos da Unifor com vagas disponíveis para o FIES
As vagas para o Fies no semestre 2017.1 são limitadas pelo MEC. Na Unifor, 30 cursos disponibilizarão ofertas para o Fies. São eles:

CCG
- Administração, Audiovisual e Novas Mídias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Design de Moda, Eventos, Gestão de Recursos Humanos, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Processos Gerenciais

CCJ
- Direito

CCS
- Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia

CCT
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Energias Renováveis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção

Passo a passo do FIES
  • 1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)
Período: 7 a 10 de fevereiro de 2017
Divulgação do resultado: 13 de fevereiro de 2017
O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

• 2° Passo: Inscrição no SisFIES
Período de inscrição no SisFIES: a partir do dia 14 de fevereiro de 2017
O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa. Detalhe importante: Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

• 3º Passo: Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o aluno deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na Unifor (Central de Atentimento - térreo da Reitoria), em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. Para isso, o aluno deverá comparecer à CPSA munido de cópia de seus documentos e de seu grupo familiar: CPF, RG, comprovante de renda e de endereço.

• 4º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer à CPSA na Unifor para receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Depois disso, ele e, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão ir ao agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA da Unifor, para formalizar a contratação do financiamento.

Documentos necessários para a inscrição no FIES:

Documentos do aluno:
- Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
- Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
- Documento de identificação;
- CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
- Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
- Comprovante de renda (se tiver);
- Comprovante de residência.

Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária):
- Documento de identificação;
- CPF;
- Certidão de casamento;
- CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

• 5º Passo: Implantação do vínculo FIES
O aluno deverá trazer cópia do contrato assinado na Divisão de Assuntos Financeiros da Unifor (Central de Atentimento - térreo da Reitoria) para implantar o vínculo FIES.

Simule a sua prestação do FIES
O SisFIES disponibiliza simulador de prestações a serem pagas pelo aluno durante o período de financiamento. Clique aqui e faça a sua simulação.

MEC: 0800.616161 | http://fiesselecao.mec.gov.br/