Home Programas de ICT – CNPq

Programas de ICT – CNPq

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC

Os Programas de Iniciação Científica preparam profissionais para o mercado de trabalho proporcionando uma consequente integração direta entre os cursos de graduação e pós-graduação. É, portanto, um instrumento de formação que permite introduzir, na pesquisa científica, os estudantes de graduação. Isso contribui para que a universidade se envolva integralmente com o desenvolvimento das atividades científicas e propicie uma formação global aos seus alunos.

A Universidade de Fortaleza gerencia uma cota de bolsas do CNPq que são distribuídas aos professores dos quatro Centros de Ciências, através de edital público. Os professores contemplados indicam alunos, através do Banco de Dados de Alunos, que desenvolverão projetos de pesquisa com duração de um ano sob sua orientação.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Objetivos
- Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
- Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País;
- Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO – EM

A Iniciação Científica no Ensino Médio compreende o conjunto de atividades científico-tecnológicas realizadas por alunos de nível médio da rede pública de ensino junto a um professor pesquisador e sob a orientação e supervisão deste, visando despertar e incentivar vocações para a pesquisa acadêmica.

Objetivos
- Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos;
- Desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Bolsa
A bolsa tem duração de 12 meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional).

Pesquisador
O pesquisador compõe o quadro de professores efetivos da Universidade de Fortaleza, devendo também desenvolver pesquisa científica e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Resultados
O aluno contemplado com a bolsa do PIBIC ou PIBITI por meio desses Editais, devem estar cadastrados no Banco de Dados de Alunos de Iniciação Científica, através da Plataforma de Pesquisa do Unifor Online e após a divulgação do resultado, o professor orientador deverá enviar o Formulário de Indicação do Bolsista preenchido com os dados do aluno selecionado, através de Comunicação Interna (CI) do Sistema Unifor Online, para o setor DPDI – Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

1. Assunto da CI: Aluno Selecionado R Nº 38/2017 – PIBIC/CNPQ/UNIFOR ou Aluno Selecionado R Nº 39/2017 – PIBITI/CNPQ/UNIFOR.
  2. Anexar o Formulário de Indicação do Bolsista de acordo com o modelo disponibilizado para download.
  3. Após a confirmação da indicação do aluno pela DPDI – Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o professor orientador deverá inserir o aluno na equipe do seu projeto cadastrado na Plataforma de Pesquisa, acessando: Campus>Plataforma de Pesquisa>Indicar Aluno Bolsista IC>Inserir todas as informações solicitadas.
  4. Após esta indicação, o aluno receberá o Termo de Compromisso de Bolsa de Iniciação Científica em seu Unifor Online através de torpedo, para que seja dado o aceite no prazo de até 48h (quarenta e oito horas).

- EDITAL PIBIC/CNPQ/UNIFOR Nº 38/2017
> Resultado
- EDITAL PIBITI/CNPQ/UNIFOR Nº 39/2017
> Resultado