Home Comunicação e Marketing Eventos Quinta Literária analisa obra “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen

Quinta Literária analisa obra “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen

Sex, 19 de Maio de 2017 17:25

capa do livroO Projeto Quinta Literária realiza, no dia 23 de maio,  uma análise sobre a obra "Orgulho e Preconceito” da escritora Jane Austen.. O debate é organizado pelo Núcleo Cidadania Ativa do Centro de Ciências Jurídicas em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e a Pós-Graduação em Direito Constitucional.

Sob a mediação do professor Carlos Augusto Fernandes Eufrásio, estarão presentes os professores Marina Andrade Cartaxo e Newton de Menezes Albuquerque. O programa tem por objetivo discutir Literatura e Direito por meio de obras literárias brasileiras e estrangeiras.

O evento terá início às 17h30 no auditório A4. Os alunos interessados em participar deverão chegar com 20 minutos de antecedência ao local para realizarem suas inscrições. Os estudantes que participarem receberão certificado válido como Atividade Complementar (2 pontos ou 5 horas).

Sobre a obra
Romance clássico publicado pela primeira vez em 1813, Orgulho e Preconceito, da escritora britânica Jane Austen, nos apresenta a história da família Bennet, uma família tradicional inglesa composta pelo casal Bennet e mais cinco filhas: Jane, Elizabeth (conhecida como Lizzy), Mary, Kitty e Lydia. Elizabeth Bennet encanta como a heroína irresistível e transgressora. Não aceita um matrimônio que não esteja  envolvido em laços de afeto, mesmo que o pretendente seja o rico aristocrata, Sr. Darcy. A jovem, a segunda na linhagem das filhas, questiona os valores impostos relacionados à educação, à cultura, à moral e ao casamento, que mantêm a mulher em constante estado de submissão.  Aspectos distintos são abordados na narrativa: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses movimentos na trama, conduzem os personagens ao autoconhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação minuciosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

Programa Quinta Literária
Data: 23 de maio de 2017 (terça-feira)
Local: Auditório A4
INSCRIÇÕES NO LOCAL