Historiadora Lilia Schwarcz lança livro na Unifor

Lilia_Schwarcz_UniforDurante mais de dez anos, Lilia Moritz Schwarcz mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, com seu afiado olhar de antropóloga e historiadora, para realizar um perfil biográfico que abrangesse o corpo, a alma e os livros do escritor de Todos os Santos.

O resultado dessa pesquisa, intitulado "Lima Barreto: Triste Visionário", será lançado com palestra de Lilia Schwarcz dia 11 de outubro (quarta-feira), às 9h15, no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Após a palestra, haverá sessão de autógrafos.

Sobre a obra
Esta que é a mais completa biografia de Lima Barreto desde o trabalho pioneiro de Francisco de Assis Barbosa, lançado em 1952, resulta da apaixonada intimidade de Schwarcz com o criador de Policarpo Quaresma — e de um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida nos trabalhos sobre sua vida.

Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em “Brasil: Uma biografia” e “As barbas do imperador” com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária.

livro_Lima_Barreto_biografia_liliaEscritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira. Generosamente ilustrado com fotografias, manuscritos e outros documentos originais, "Lima Barreto: Triste visionário" presta um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos, ainda moderno quase um século depois de seu triste fim na pobreza, na doença e no esquecimento.

Sobre a autora

Lilia Moritz Schwarcz nasceu em 1957, em São Paulo. É professora titular no Departamento de Antropologia da USP, global scholar na Universidade de Princeton (EUA) e curadora adjunta do Masp. Seu livro “As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos” ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Dirigiu a coleção História do Brasil Nação em seis volumes (Objetiva/ Fundação Mapfre), sendo três deles indicados para o Jabuti. Foi curadora de uma série de exposições, entre as quais “Um Olhar sobre o Brasil” (2012, com Boris Kossoy) e “Histórias Mestiças” (2014, com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake.

Lançamento da biografia “Lima Barreto - Triste visionário”, de Lilia Schwarcz
Dia 11 de outubro de 2017