Home Trilhas de Formação

Trilhas de Formação do curso de Administração

Na busca por maior aderência às demandas mercadológicas, o aluno do Curso de Bacharelado em Administração tem a possibilidade de customizar sua formação com disciplinas de qualquer curso da Universidade de Fortaleza. Essa flexibilidade curricular é garantida pela Resolução 58/2000, a qual permite ao aluno que 10% dos créditos necessários para integralização de sua graduação sejam feitos em outro curso da Universidade.

Além desta opção, são oportunizadas, internamente, as Trilhas de Formação. Uma vez que os alunos precisam obter 8 (oito) créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Administração são estas: Gestão Estratégica e Inovação, Marketing, Finanças, Negócios Internacionais e Gestão de Pessoas.

A opção por cada uma destas áreas de formação complementar decorre de extenso estudo feito pela coordenação junto ao mercado, procurando preencher as principais lacunas de formação de um gestor internacional de excelência, atendendo assim às demandas social e econômica. Uma vez escolhida a trilha de interesse, o aluno tem a garantia de que ao final do curso receberá, além do seu diploma que conferirá o título de Bacharel em Administração, um certificado de Aprofundamento na área de interesse.

Destaca-se que tal certificação aumenta a empregabilidade do egresso e a conformidade do curso às demandas mercadológicas e acadêmicas, sem que haja nenhum tipo de custo adicional ao aluno, pois o mesmo já tinha sua conclusão condicionada à obtenção destes créditos.

As Trilhas de Formação acima mencionadas são formadas por 04 (quatro) disciplinas cada, sendo elas listadas abaixo:

CÓDIGO SEMESTRE DISCIPLINAS CRÉDITOS TOTAL
G075 Consultoria em Gestão de Pessoas 4.0
G076 Métricas de RH 4.0
A685 Auditoria de Recursos Humanos 4.0

Cada uma das trilhas possui, além da justificativa mercadológica anteriormente mencionada, uma justificativa institucional que garante sua oferta e gera rede de relacionamentos dos alunos do curso de Administração com alunos de outros cursos de Gestão.

A trilha de Gestão Estratégica e Inovação permite ao aluno desenvolver habilidades críticas relativas ao reconhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa em que se encontra, potencializando a partir de múltiplas fontes de informação sua competitividade.

A trilha de Marketing está associada à complementação do Programa de Dupla Titulação Internacional com a Novancia Business School Paris, a qual tem em seu currículo um forte viés para esta área do saber. Tal relação fortalece os vínculos institucionais entre as parceiras, bem como permite aos alunos maior aprofundamento caso queiram atuar na gestão de marketing internacional de suas empresas.

A trilha de Finanças é a única trilha de formação comum a todos os cursos de Gestão da Universidade de Fortaleza e visa desenvolver no aluno a habilidade analítica sobre a saúde financeira da empresa e de suas concorrentes, desenvolver estratégias de financiamento internacional e de proteção às variações observadas nos mercados.

A trilha de Negócios Internacionais amplia a visão do aluno, trazendo a perspectiva global de gestão, em áreas já aprofundadas durante o curso.

Por fim, a trilha de Gestão de Pessoas apresenta a possibilidade de aprofundamento em área de extrema relevância na atualidade, já que o trabalho com pessoas é o grande desafio das organizações para o atingimento de seus objetivos.

Percebe-se, por fim, que tal estratégia, além das ações já existentes na Universidade de Fortaleza, intensifica a flexibilidade acadêmica da nova matriz curricular do curso de Administração, em consonância com diretrizes do Ministério da Educação, e acima de tudo, impacta positivamente na vida do futuro egresso.

Serviços | Graduação

Estude na Unifor