Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr instagram g1 facebook

Buscar

Unifor on-line

Banner
Home Trilhas de Formação

Trilhas de Formação do curso de Administração

Na busca por maior aderência às demandas mercadológicas, o aluno do Curso de Bacharelado em Administração tem a possibilidade de customizar sua formação com disciplinas de qualquer curso da Universidade de Fortaleza. Essa flexibilidade curricular é garantida pela Resolução 58/2000, a qual permite ao aluno que 10% dos créditos necessários para integralização de sua graduação sejam feitos em outro curso da Universidade.

Além desta opção, são oportunizadas, internamente, as Trilhas de Formação. Uma vez que os alunos precisam obter 8 (oito) créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Administração são estas: Gestão Estratégica e Inovação, Marketing, Finanças, Negócios Internacionais e Gestão de Pessoas.  

A opção por cada uma destas áreas de formação complementar decorre de extenso estudo feito pela coordenação junto ao mercado, procurando preencher as principais lacunas de formação de um gestor internacional de excelência, atendendo assim às demandas social e econômica. Uma vez escolhida a trilha de interesse, o aluno tem a garantia de que ao final do curso receberá, além do seu diploma que conferirá o título de Bacharel em Administração, um certificado de Aprofundamento na área de interesse.

Destaca-se que tal certificação aumenta a empregabilidade do egresso e a conformidade do curso às demandas mercadológicas e acadêmicas, sem que haja nenhum tipo de custo adicional ao aluno, pois o mesmo já tinha sua conclusão condicionada à obtenção destes créditos.

As Trilhas de Formação acima mencionadas são formadas por 04 (quatro) disciplinas cada, sendo elas listadas abaixo:

CÓDIGO SEMESTRE DISCIPLINAS CRÉDITOS TOTAL
Trilha de Gestão Estratégica e Inovação
G061 A Empresa e sua Cadeia de Valor 4.0 16
G062 Empreendedorismo Tecnológico e Startups 2.2
G063 Gestão Negócios e Sucessão Empresarial 4.0
G064 Inteligência Analítica de Negócios 4.0
Trilha de Marketing
A560 Marketing Internacional 4.0 16
G066 Marketing Digital 4.0
G067 Branding e Gestão de Produtos 4.0
G068 Estratégias e Inteligência de Marketing 4.0
Trilha de Finanças
A544 Estrutura e Análise de Demonstrações Contábeis 4.0 16
G183 Engenharia Financeira 4.0
G185 Valuation 2.2
G072 Instrumentos Financeiros e Derivativos 4.0
Trilha de Negócios Internacionais
G190 Sociedades Contemporâneas Multiculturais 4.0 16
G186 Internacionalização de Empresas 4.0
A587 Logística Internacional 4.0
A218 Negociações Internacionais 4.0
Trilha de Gestão de Pessoas
A686 Coaching Organizacional 4.0 16
G075 Consultoria em Gestão de Pessoas 4.0
G076 Métricas de RH 4.0
A685 Auditoria de Recursos Humanos 4.0


Cada uma das trilhas possui, além da justificativa mercadológica anteriormente mencionada, uma justificativa institucional que garante sua oferta e gera rede de relacionamentos dos alunos do curso de Administração com alunos de outros cursos de Gestão.

A trilha de Gestão Estratégica e Inovação permite ao aluno desenvolver habilidades críticas relativas ao reconhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa em que se encontra, potencializando a partir de múltiplas fontes de informação sua competitividade.

A trilha de Marketing está associada à complementação do Programa de Dupla Titulação Internacional com a Novancia Business School Paris, a qual tem em seu currículo um forte viés para esta área do saber. Tal relação fortalece os vínculos institucionais entre as parceiras, bem como permite aos alunos maior aprofundamento caso queiram atuar na gestão de marketing internacional de suas empresas.

A trilha de Finanças é a única trilha de formação comum a todos os cursos de Gestão da Universidade de Fortaleza e visa desenvolver no aluno a habilidade analítica sobre a saúde financeira da empresa e de suas concorrentes, desenvolver estratégias de financiamento internacional e de proteção às variações observadas nos mercados.

A trilha de Negócios Internacionais amplia a visão do aluno, trazendo a perspectiva global de gestão, em áreas já aprofundadas durante o curso.

Por fim, a trilha de Gestão de Pessoas apresenta a possibilidade de aprofundamento em área de extrema relevância na atualidade, já que o trabalho com pessoas é o grande desafio das organizações para o atingimento de seus objetivos.

Percebe-se, por fim, que tal estratégia, além das ações já existentes na Universidade de Fortaleza, intensifica a flexibilidade acadêmica da nova matriz curricular do curso de Administração, em consonância com diretrizes do Ministério da Educação, e acima de tudo, impacta positivamente na vida do futuro egresso.


Administração

Pesquisa

Serviços | Graduação

Estude na Unifor

 

ENDEREÇO PARA CONTATO

Universidade de Fortaleza
Centro de Ciências da Comunicação e Gestão
Coordenação do curso de
Administração – Bloco R – Sala R-04

Endereço:
Av. Washington Soares,
1321- Bairro Edson Queiroz -
CEP: 60811-905

Tel:
(85) 3477.3192

Fax:
(85) 3477.3065

E-mail:
administracao@unifor.br