Desafio esportivo reúne escolas de Fortaleza

A fim de fomentar o desporto escolar e promover um estilo de vida mais ativo e saudável aos participantes, o curso de Educação Física realizou, entre os dias 16 e 19 de outubro, no Parque Esportivo da Universidade de Fortaleza (Unifor), o Desafio Unidor das Escolas 2017. O evento acontece há seis anos contando com o apoio dos Assuntos Desportivos e dos alunos e professores do Curso de Educação Física.

desafio-unifor-escolas-2017-interna A competição contou com a participação de escolas particulares da cidade de Fortaleza e Região Metropolitana nas modalidades de futsal masculino, handebol masculino, voleibol feminino, judô masculino e feminino e atletismo masculino e feminino. Os primeiros colocados foram premiados com troféus, medalhas e brindes. A etapa coletiva aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro e teve a participação de quatro escolas, enfrentando-se entre si num sistema de rodízio simples.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (16), às 18h, com as modalidades individuais, realizadas numa única etapa o judô, no Ginásio Poliesportivo da UNIFOR e o atletismo no Estádio de Atletismo da UNIFOR. Estiveram presentes atletas, professores e familiares das escolas, arbitragem, alunos e professores do curso de Educação Física e público em geral.

O atleta Lucas de Oliveira Albuquerque, 17 anos, aluno do Colégio Militar de Fortaleza, foi o grande vencedor dos 100 metros rasos masculino com o tempo 11”60. O competidor ressaltou um dos objetivos do Desafio, que é fraternizar: “não é só uma competição para vermos nossos tempos ou só para competir, é importante saber que essa competição nos faz conhecer outros colégios e fazer novos amigos, essa também é a importância do esporte em nossas vidas".

O coordenador professor do evento, Ralciney Barbosa, salienta a importância dos atletas terem a oportunidade de experienciar uma grande competição ainda no ensino médio. “A vida de um estudante passa muito rápido pelo esporte na escola, então, ter a oportunidade de enfrentar outros atletas em igual nível, com arbitragem de renome nacional e internacional e dentro de uma grande instituição de ensino, é uma experiência que eles vão levar pra vida toda, não é algo que eles estejam acostumados. Além das avaliações física disponibilizadas pela Unifor pra que essa atleta saiba seu nível físico, e tenha a oportunidade de saber mais sobre o curso oferecido pela Universidade”, aliado a isso, o professor fala da experiência que os alunos do curso de Educação Física têm em participar do evento. “Participam do evento alunos em todas as frentes, na arbitragem, na comissão técnica aprendendo com os treinadores das escolas participantes e dando suporte aos professores”, completa.

Judô:

Colégio Master
Colégio Antares
Colégio 7 de Setembro
Colégio Sebastião de Abreu (Maranguape)
Colégio Dione Pessoa – Horizonte
Ana Beatriz Macedo Tavares Marques (Maracanaú)
Adalgizia Bonfim Soares
Cláudio Martins
Colégio Ateneu Conjunto Ceará
Colégio Jim Wilson (Fortaleza)
Colégio Tiradentes (Fortaleza)