Home Inicial

Telas do Brasil, da TV Unifor, estreia no canal Futura

telas-do-brasil-canal-futura-interna

Nesta terça-feira (14), estreia o programa Telas do Brasil, no Canal Futura, 32. Realização da Unifor, com produção de Adriana Helena e apresentação, locução e roteiro de Janayde de Castro, o programa tem como objetivo oferecer ao público acesso à arte como recurso educativo e de valorização da cultura brasileira.

Para isso, a produção viaja pelo acervo da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, e pelo acervo particular do chanceler Airton Queiroz, falecido em julho de 2017, compartilhando de forma expositiva o fascínio que a arte e a cultura, em especial as artes plásticas, exercem sobre cada um de nós.

O programa foi pensado em três temporadas: a primeira abordará a Arte Moderna, e será composta por dez episódios que apresentam vida e obra dos principais pintores brasileiros considerados modernistas, como Anita Malfatti, Candido Portinari e Lasar Segall.

Os episódios de estreia que vão ao ar 14 de novembro exibirão duas produções sobre os modernistas Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Já a segunda temporada irá focar a Arte Contemporânea, e a terceira os artistas cearenses.

Sobre o projeto
A jornalista Janayde de Castro, apresentadora do programa, explica que o projeto começou a ser desenvolvido em março de 2016, contando primeiro com o levantamento dos artistas que o acervo da Fundação Edson Queiroz possuí. Em seguida, foi feito o contato com os pesquisadores, que no decorrer dos episódios comentam as obras e ajudam a traçar o perfil dos artistas. Tendo em vista que a Fundação Edson Queiroz guarda em seu acervo obras de vários artistas modernistas, foi preciso selecionar apenas dez para a primeira temporada. Segundo a jornalista, foram selecionados os mais representativos.

Após o projeto ser aprovado pelo Canal Futura, deu-se início à pesquisa. A jornalista destaca que a primeira fonte de informação foram os catálogos da própria Unifor, com o apoio dos pesquisadores que completam as informações bibliográficas dos artistas e comentam as obras. Sobre os pesquisadores, Janayde destaca que “todos os professores que comentam as obras são pesquisadores de História da Arte, pessoas que têm contato com galerias e conhecimento sobre o assunto. Todos tiveram papel fundamental, pois nos ajudaram a escolher quais eram as telas que iriam ao ar em cada edição”.

Para ela, a importância de um programa educativo que fale sobre arte é sobretudo mostrar aos brasileiros, que não conhecem muito sobre esses artistas, sua obra e vida, contribuindo para contar a História do Brasil. “Cada obra traz um pouco da trajetória do autor, cada quadro ensina muito a história do próprio Brasil, uma vez que muitos pintores de arte moderna vão trazer o cotidiano do Brasil, e muito da nossa história que passa pela escravidão, trabalhadores populares, cenários, e também muito da paisagem brasileira. Então, é de fundamental importância dar visibilidade a história de vida desses artistas, e contar a história de alguns quadros que pertencem à Fundação Edson Queiroz”, destaca.

Telas do Brasil - Canal Futura (32)
Primeira exibição
Data: 14 de novembro de 2017
Hora: a partir de 22h (horário de Brasília - 21h em Fortaleza)