Home Inicial

Unifor comemora o Dia da Literatura Cearense

O dia 17 de novembro é marcado por ser o aniversário da escritora cearense de maior destaque nacional, Rachel de Queiroz. Não à toa, neste dia, comemora-se o Dia da Literatura Cearense.

A fim de comemorar a data e homenagear a escritora cearense, a Vice-Reitoria de Extensão e o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor realizam roda de conversa sobre o tema “A escassez de água revisitada na literatura cearense”.

O evento acontecerá na próxima sexta-feira (17), a partir de 8h, no Auditório da Biblioteca da Unifor.

O debate terá a participação da deputada Silvana Oliveira de Sousa, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, e do ex-governador Lúcio Alcântara, presidente da Fundação Waldemar de Alcântara, além de sete professores convidados da Unifor, que irão comentar o tema da estiagem em obras da literatura cearense.

Os professores convidados são: Aíla Sampaio, Ana Carla Pinheiro, Batista de Lima, Hermínia Lima, Monica Tassigny, Randal Pompeu e Tereza Porto.

Haverá um segundo momento de comemorações e roda de conversa e leitura de crônicas, dessa vez no sábado (18), na Praça dos Leões, às 9h30. O evento irá focar a vida e a obra de Rachel de Queiroz e terá leitura de crônicas. Além dos professores da Unifor Aíla Sampaio e Batista de Lima, o evento terá a participação de Beatriz Alcântara, Cecília Cunha, Flávio Leitão e Lourdinha Leite Barbosa.

Espaço Rachel de Queiroz

A Unifor inaugurou, em maio deste ano, um espaço que abriga grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense. O valioso acervo é composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, e foi doada à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro. Encontra-se aberto ao público, no 1º piso da Biblioteca Central da Unifor.

Dia da Literatura Cearense
Roda de Conversa: A escassez de água revisitada na literatura cearense
Data: 17 de novembro de 2017 (sexta-feira)
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor