Home Inicial

20 anos da Pós-Graduação em Psicologia da Unifor

Com objetivo de celebrar o aniversário de 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, a Unifor realiza, no próximo dia 14 de dezembro, a conferência Função Social da Ciência: Psicologia, Produção de Conhecimento e Transformação Social, com a professora convidada, Dra. Isabel Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontece a partir das 18h30, no auditório H-85 e é aberto ao público.

O evento, em formato de conferência, tem caráter comemorativo em alusão aos 20 anos do PPGP da Unifor e busca acrescentar o conhecimento dos alunos quanto ao tema que impacta a realidade social e gera transformação e práticas para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.

Para a professora Normanda Araújo, coordenadora do PPGP, tratar deste assunto em evento de comemoração é importante, pois, para ela, toda geração de teses e dissertações produzidas em um programa de psicologia deve interferir ativamente na nossa vida, tanto na teoria quanto na prática. “Nossa convidada é uma pessoa com muita capacidade de falar sobre o tema, pois, além de toda a sua bagagem profissional, tem pensamentos afins com o que os professores do PPGP já propagam em sala de aula”, acrescenta.

História do curso
A primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor surgiu em 1997. Pioneiro na região Nordeste, o programa nasceu e cresceu a partir da colaboração de professores de Graduação em Psicologia da Unifor, que perceberam considerável demanda para a criação de Pós-graduação em Psicologia Stricto Sensu, voltada à formação de mestres. Para isso, compuseram a Comissão de Estudos para a Implantação do Mestrado em Psicologia (Ceimp), visando analisar e viabilizar a criação do curso de Mestrado.

Com o passar do tempo, o curso foi se desenvolvendo, se qualificando e ganhando cada vez mais aceitação e reconhecimento regional e nacional, de forma que em 2010, teve início o curso de Doutorado em Psicologia, também pioneiro no Estado do Ceará. O programa iniciou-se com nota 3, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão que qualifica os programas de pós-graduação no Brasil. Hoje, o programa tem nota 4, que demonstra um curso bem consolidado pela comissão de avaliação da Capes.

Ao longo dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, já foram formados mais de 340 mestres e 25 doutores. Pesquisas internas mostram que 80% dos alunos formados estão na docência do Ensino Superior, tornando-se grande referência no Nordeste e atraindo alunos de outros Estados.

Conferência de 20 anos Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor
Data: 14 de dezembro de 2017