Home Comunicação e Marketing Eventos Fotógrafo relata na Unifor experiência como correspondente de guerra

Fotógrafo relata na Unifor experiência como correspondente de guerra

Seg, 11 de Dezembro de 2017 11:10

Com o objetivo de compartilhar experiências de profissionais de grande destaque na situação mundial, a Unifor recebe o fotógrafo paulista André Liohn, conhecido principalmente por suas fotografias documentais e de guerra.

A palestra “Linha de Frente” ocorre nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, no Auditório da Biblioteca da Unifor. O acesso é gratuito.

Um dos principais nomes da fotografia brasileira quando se trata de conflitos armados, Liohn pretende trazer suas reflexões e desafios sobre a profissão, bem como dividir os momentos que marcaram sua trajetória profissional, que conta com trabalhos de risco e situações imprevisíveis na linha de frente de diversos conflitos armados. A proposta é reforçar o papel indispensável da fotografia como documento fundamental.

Andre_Liohn_internaSobre o fotógrafo
Natural de São Paulo, André Liohn já possui diversos ensaios e fotografias documentais no currículo. Marcado pela representação da realidade de forma crua e por imergir o espectador na situação, em geral conflituosa, Liohn fez diversos trabalhos que demonstraram momentos de violência nacionais e internacionais. Entre eles, destaca-se o ensaio “Sem Filtros”, que retrata as vítimas da Guerra Civil da Líbia em sua cobertura da Primavera Árabe e que lhe rendeu o Robert Capa Gold Medal, prêmio de reconhecimento internacional, sendo o único brasileiro a alcançar tal conquista.

Além disso, Liohn lançou a obra “Correspondente de Guerra: os perigos da profissão que se tornou alvo de terroristas e exércitos”, em parceria com o jornalista Diogo Schelp, que consta com diversas fotos do artista e de reflexões acerca dos perigos da profissão nos conflitos de guerra.

Diversos trabalhos do fotógrafo estão em exibição na exposição “Na Linha de Frente”, do Museu da Fotografia, que reúne obras de diversos fotógrafos brasileiros em meio ao front de guerras e conflitos armados. A curadoria ficou por conta de Fernando Costa Netto e conta com 70 trabalhos de diversos outros fotojornalistas, como Maurício Lima, Gabriel Chaim e João Castellano. A mostra está em cartaz desde o dia 4 de outubro e estará aberta até o dia 4 de fevereiro.

Palestra “Na Linha de Frente”
Data: 15 de dezembro de 2017 (sexta)
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor
Aberto ao público