Home Comunicação e Marketing Notícias Unifor adota novo Sistema de Avaliação de Aprendizagem a partir de 2018.1

Unifor adota novo Sistema de Avaliação de Aprendizagem a partir de 2018.1

Qua, 03 de Janeiro de 2018 15:06

Em 7 de dezembro de 2017, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza (Unifor) aprovou o novo Sistema de Avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial.

Confira a seguir como funciona:

1. O que é esse novo Sistema de Avaliação?
O novo Sistema de Avaliação da aprendizagem surge para aprimorar cada vez mais a forma como os alunos são avaliados quanto ao desempenho acadêmico nos cursos de graduação da Unifor. Isso é muito importante porque a diretriz institucional sinaliza para o professor de que o objetivo é a avaliação por competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e não apenas conteúdos, além de incentivar docentes e discentes a se envolverem de forma mais integrada no processo de ensino e aprendizagem durante todo o período letivo. Isso mostra o quanto a Unifor busca a excelência de seus cursos de formação profissional.

2. O que muda mesmo com esse novo Sistema?
Para indicar melhor a implantação do novo Sistema de Avaliação, são extintas a Avaliação Final (AF) e Notas Parciais (NP1 e NP2) tais como apresentadas até o semestre de 2017.2. Em substituição, criam-se três registros de Avaliação – AV (AV1, AV2 e AV3), em que cada uma dessas notas resultará de atividade(s) avaliativa(s) realizada(s) no período correspondente determinado pelo calendário acadêmico e estas terão caráter cumulativo progressivo e compulsório. Isso significa que vai aumentando a complexidade gradualmente, de forma articulada e todos os alunos terão que ter os três registros de AV para o cálculo da Nota Final (NF).

3. E agora, como é calculada a nova média para aprovação?
A partir dos três registros de Avaliação – AV (AV1, AV2 e AV3), para aprovação por rendimento acadêmico, a Nota Final (NF) corresponde à média aritmética entre a nota resultante da média de AV1 e AV2 e a nota de AV3. A Nota Final para aprovação deve ser igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero). Entretanto, para tal, a média entre a AV1 e a AV2, bem como a nota individual da AV3, deve ser igual ou superior a 4,0 (quatro vírgula zero). Ou seja, aplica-se a fórmula:

NF= [(AV1+AV2)/2 + AV3]/2 ≥ 5,0

desde que (AV1+AV2)/2 ≥ 4,0 e AV3 ≥ 4,0

4. Então, não há mais avaliação final?
Não. A avaliação Final (AF) era uma avaliação com características de recuperação para os alunos que não alcançavam média 8,0 de nota parcial (NP). Diferentemente, a AV3 faz parte da distribuição de todo o conteúdo previsto para o componente curricular, do mesmo modo que AV1 e AV2.

5. E como esse Sistema me beneficia enquanto aluno?
O novo Sistema de Avaliação aprimora o processo de ensino aprendizagem já que o seu desempenho acadêmico será avaliado por meio de um processo formativo, inclusivo, contínuo e cumulativo de competências. Em outras palavras, dá a oportunidade a você aluno de participar de mais momentos avaliativos, para articular os conhecimentos do início ao fim do período letivo ofertado, permitindo que os seus professores lhe conheçam cada vez mais e às suas individualidades, em diferentes domínios. Isso vai lhe preparar melhor para o mundo do mercado e para a vida, como cidadão.

6. Terei direito à segunda chamada?
Sim. Como já falado, as notas de AV1, AV 2 e AV3 resultam da aplicação de uma ou várias atividades avaliativas. Então, a você aluno está assegurada pelo menos uma atividade de 2ª chamada por AV. A novidade é que o professor também possui autonomia para propor, já no Plano de Ensino, atividades que funcionem como reposição, de acordo com o tipo de componente curricular.

7. O período letivo irá se estender?
Não. O período letivo continua o mesmo. A diferença é que agora serão oportunizados a todos os alunos de graduação da Unifor a realização de mais atividades avaliativas, distribuídas do início ao fim do período letivo, possibilitando a você, aluno, ser melhor avaliado por seus professores.

8. Então, a média em toda a Universidade passa a ser 5,0?
Não. Para o estágio curricular obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Componente Curricular Especial (CCE), em que há apenas o registro de Nota Única, a média é 6,0 (seis vírgula zero), podendo os Centros de Ciências indicar valores ainda superiores, de acordo com suas especificidades.

9. E quanto à frequência?
A frequência também é um critério de aprovação e, para tal, é necessário que você aluno cumpra o percentual mínimo de 75% da carga horária do componente curricular (disciplina ou módulo). Mas, o estágio curricular obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Componente Curricular Especial (CCE), caso determinado pelo Centro de Ciências, poderão ter frequência mínima em valor superior a 75%, contanto que não ultrapasse 90% da carga horária, para aprovação por frequência

Confira o vídeo que preparamos para esclarecer os alunos:

Comunicação e Marketing
Prédio da Reitoria - 1º andar