Programa da Disciplina

DISCIPLINA : H280 - PESQUISA EDUCACIONAL I

CRÉDITOS: 6.0 CARGA HORÁRIA: 108 horas/aula.

PROFESSORES:

EMENTA:
Paradigmas vigentes e novas abordagens na ciência; pesquisa e suas abordagens; ciência e a construção do conhecimento no meio acadêmico; a pesquisa - reflexão e ação; pesquisa educacional; metodologias na pesquisa educacional e novos enfoques na pesquisa educacional. Elaboração preliminar do pré-projeto de pesquisa.

PROGRAMA:
UNIDADE I - Paradigmas da ciência em relação a pesquisa.

Apreciar os paradigmas vigentes e as novas abordagens do "fazer" científico (compreensão).

01.01 - O "fazer" científico com base nos paradigmas vigentes;
01.02 - Novos paradigmas da ciência;
01.03 - A pesquisa e a construção científica na educação superior.

UNIDADE II - Formas de pesquisa e abordagens.

Analisar a construção do conhecimento educacional no meio acadêmico ( Compreensão).

02.01 - Tipos de pesquisa.

UNIDADE III - Construção do conhecimento educacional no meio acadêmico.

Especificar as formas de pesquisa e suas abordagens (síntese).

03.01 - Ciência e pesquisa no campo educacional;
03.02 - Construindo saberes pedagógicos através da pesquisa educacional.

UNIDADE IV - Caracteristicas da pesquisa educacional.

Reconhecer características da pesquisa educacional (conhecimento).

04.01 - Reflexão sobre a natureza da pesquisa educacional;
04.02 - Ação na pesquisa educacional.

UNIDADE V - Metodologias na pesquisa educacional.

Definir as tipologias metodológicas na pesquisa educacional (conhecimento).

05.01 - Tipos de métodos empregados na pesquisa educacional;
05.02 - Cotidiano e as pesquisas em educação.

UNIDADE VI - Novos enfoques na pesquisa educacional e elaboração do pré-projeto de pesquisa.

Identificar novos enfoques na pesquisa educacional e elaborar projeto preliminar de pesquisa.

06.01 - Novas possibilidades metodológicas para a pesquisa educacional;
06.02 - Elaboração do pré-projeto de pesquisa.


BIBLIOGRAFIA
Básica:

PINHEIRO, Amálio. Aquem da identidade e da oposicao : formas na cultura mestica. 2. ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1995.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Catalogo da producao academica 1993 - 1994. Curitiba:[s.n.], 1994.


LIPMAN-BLUMEN, Jean. Lideranca conectiva : como liderar em um novo mundo de interdependencia, diversidade e virtualmente conectado. Tradução Neilande de Moraes. São Paulo: Makron Books, 1999.


MAGALHAES, Isa. Psiu, o sindico pode estar ouvindo! contos. Fortaleza:[s.n.], 1987.


Problema na montagem dos dados da obra 30768


Problema na montagem dos dados da obra 40730


DANGELO, Jose Geraldo;FATTINI, Carlo Americo. Anatomia humana : sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. (Biblioteca biomédica).


Problema na montagem dos dados da obra 0


FREIRE, Maria Hilma. Educacao politica. Fortaleza: DIN-CE - Edicoes Tecnicas, 2002.


Problema na montagem dos dados da obra 0


GRISHAM, John. O sócio. Tradução Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.


Obs: A carga horária do crédito até o semestre 2007.2 equivale a 15 h.
       A partir do semestre 2008.1 a 18 h.
Busca no site º UNIFOR On-line º Calendário Letivo º Ouvidoria
© 2024 Fundação Edson Queiroz. Todos os direitos reservados.