Programa da Disciplina
DISCIPLINA : H839 - JORNALISMO GESTÃO EMPRESARIAL
CRÉDITOS: 4.0
PROFESSORES:
EMENTA:
Conceito de administração e administração da redação. Planejamento estratégico de comunicação corporativa integrada. A estrutura do jornalismo na empresa. A gestão estratégica nas diversas organizações em nível nacional.
PROGRAMA:
UNIDADE I - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA REDAÇÃO.
Conceituar administração/empresa/organização identificando normas da administração da redação nas empresas jornalísticas.
01.01 - Conceito de administração/organização;
01.02 - Os novos paradigmas da Administração;
01.03 - O Planejamento e Controle nas empresas;
01.04 - Poder/autoridade e liderança nas empresas;
01.05 - A Administração da Redação nas empresas jornalísticas.
UNIDADE II - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA.
Analisar criticamente a comunicação empresarial, através de uma perspectiva histórica.
02.01 - Comunicação Pública das organizações;
02.02 - Governança corporativa, stakeholders, responsabilidade social;
02.03 - Planejamento e diagnóstico estratégico em comunicação: missão, visão, Análise SWOT;
02.04 - Assessoria de Imprensa;
02.05 - Comunicação Interna.
UNIDADE III - A ESTRUTURA DO JORNALISMO NA EMPRESA.
Comparar a estrutura e a linguagem do Jornalismo Empresarial com seus congêneres;
03.01 - O processo de comunicação na empresa;
03.02 - A diferença entre Jornalismo Empresarial e Assessoria de Comunicação;
03.03 - A política interna da empresa;
03.04 - A política externa da empresa.
UNIDADE IV - A GESTÃO ESTRATÉGICA NAS DIVERSAS ORGANIZAÇÕES EM NÍVEL NACIONAL.
Desenvolver a gestão estratégica nas diversas organizações em nível nacional.
04.01 - Gestão estratégica de comunicação: ONGs, sindicatos e organizações sociais;
04.02 - Gestão estratégica para políticos e setor público;
04.03 - Gerenciamento de imagens;
04.04 - Novos desafios da comunicação nas organizações;
04.05 - Branding.
BIBLIOGRAFIA
Básica:
DUARTE, Jorge(Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia : teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relacoes publicas : processo, funcoes, tecnologia e estrategias. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Summus, 2003.
KOPPLIN, Elisa;FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa : teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relacoes publicas na comunicacao integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. (Novas buscas em comunicacao,69).
LOPES, Boanerges(Org.);VIEIRA, Roberto Fonseca(Org.). Jornalismo e relações públicas : ação e reação : uma perspectiva conciliatória possível. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
Complementar:
KOTLER, Philip;KARTAJAYA, Hermawan;SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0 : as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier;Campus, 2010.
ORDUNA, Octavio I. Rojas et al. Blogs : revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thomson, 2007.
REGO, Francisco Gaudencio Torquato do. Jornalismo empresarial : teoria e pratica. 3. ed. São Paulo: Summus, 1987. (Coleção novas buscas em comunicação,22).
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.
Obs: A carga horária do crédito até o semestre 2007.2 equivale a 15 h.
       A partir do semestre 2008.1 a 18 h.
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