null Universidade de Fortaleza participa da criação de Centro de Inteligência Artificial no Ceará

Qua, 19 Maio 2021 10:03

Além da Unifor, consórcio vencedor conta com a participação de outras cinco empresas/instituições do Ceará, Piauí e Rio de Janeiro

Vista aérea do prédio da DPDI. O projeto cearense, que tem a participação da Universidade de Fortaleza, foi escolhido entre 19 propostas em todo o Brasil (Foto Ares Soares)

O Ceará será sede de um dos seis Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial (IA) apoiados por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto cearense, que tem a participação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi escolhido na disputa que envolveu 19 propostas em todo o Brasil e os selecionados terão um investimento de R$ 1 milhão por ano (com contrapartida de mesmo valor dos proponentes), para cada um dos novos centros, por um período de até dez anos.

Além da Unifor, a iniciativa local terá a participação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da empresa Hapvida Assistência Médica, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Serão desenvolvidos projetos por meio de recursos como aplicação de internet das coisas (IoT), big data e transformação digital.

A expectativa é de que o atendimento na área de saúde tenha a qualidade melhorada sem que isso acarrete em mais custos para os consumidores dos planos. Serão seis linhas de pesquisa principais: “Predição de doenças crônicas”, “Apoio à avaliação de exames radiológicos”, “Engajamento de pacientes em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas”, “Sistema inteligente para monitoramento remoto de paciente”, “Nnamnese assistida por inteligência artificial” e “Interfaces com alta qualidade para ciência de dados na saúde”.

O uso de assistentes virtuais inteligentes para auxiliar programas de prevenção e promoção à saúde é uma das linhas que será pesquisada na Unifor (ilustração Getty Images)

O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza, professor Vasco Furtado, coordena uma das linhas do projeto, relacionada ao engajamento de pacientes em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas. “Vamos investigar o uso de Assistentes Virtuais Inteligentes como instrumento para auxiliar programas de prevenção e promoção à saúde, focando em técnicas e métodos que aumentem a adesão dos pacientes em tratamentos de médio e longo prazo”, destaca Vasco Furtado.

Pesquisa aplicada

O Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial do Ceará conta com apoio da Funcap, que contribuiu na elaboração da proposta, principalmente com o envolvimento de pesquisadores que integram o Programa Cientista Chefe do Estado e compõem o Comitê Gestor do Centro aprovado. Serão desenvolvidos projetos por meio de recursos como aplicação de internet das coisas (IoT), big data e transformação digital.

A avaliação das 19 propostas ocorreu entre outubro de 2020 e março deste ano e envolveu mais de 80 pareceres de assessores nacionais, internacionais e das coordenações da Fapesp. Os CPAs seguem o modelo adotado no programa Centros de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada da Fapesp.

De acordo com os organizadores da chamada, há um entendimento de que para que o Brasil se torne uma referência em Inteligência Artificial e seja inserido junto aos grandes players do mundo, é necessário intensificar as atividades de pesquisa científica e tecnológica e escolher nichos e problemas específicos do País que possam ser resolvidos. Esse esforço por resultados demanda o estabelecimento de parcerias entre o setor privado e os órgãos governamentais.

Os CPAs escolhidos, mesmo que trabalhem em demandas específicas de empresas, deverão realizar pesquisas básicas e aplicadas complexas, orientadas a problemas, e buscar produzir conhecimento que possa contribuir para gerar riquezas para o Brasil e melhorar a qualidade de vida de toda a população.