angle-left “Maio Amarelo” conscientiza sobre prevenção de acidentes no trânsito

Sex, 3 Maio 2019 10:37

“Maio Amarelo” conscientiza sobre prevenção de acidentes no trânsito

Em Fortaleza, a campanha #MEOUÇA tem o apoio do Observatório de Segurança Viária, iniciativa da Unifor e Prefeitura de Fortaleza


A iniciativa nacional visa a conscientização a prevenção às mortes causadas pelos acidentes no trânsito. Foto: OSV Fortaleza.
A iniciativa nacional visa a conscientização a prevenção às mortes causadas pelos acidentes no trânsito. Foto: OSV Fortaleza.

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, teve início mais uma edição do Movimento Maio Amarelo, iniciativa nacional que visa a conscientização a prevenção às mortes causadas pelos acidentes no trânsito. Em Fortaleza, a campanha conta com apoio do Observatório de Segurança Viária, iniciativa da Unifor, Prefeitura, Parceria Global pela Segurança Viária, Cruz Vermelha Internacional e Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

O tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros a optarem pelo trânsito mais seguro. 

Observatório de Segurança Viária de Fortaleza

Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece os acidentes no trânsito como epidemia de saúde pública que figura como a principal causa de morte entre jovens de até 24 anos. Visando combater essa realidade, a Unifor, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, lançou o Observatório de Segurança Viária, instrumento de conscientização e prevenção às mortes de acidentes de trânsito. 

Segundo Ezequiel Dantas, coordenador do Observatório de Segurança Viária e professor da Unifor, o instrumento é um ambiente importante para reverberar o tema e conscientizar a população sobre a dimensão da problemática. “O observatório trabalha em diversas áreas, porque entendemos que a questão da segurança viária é multitemática. A principal conquista foi manter um calendário de atividades dentro da Unifor, com eventos em 2 e 2 meses, além de dar suporte para o Comitê Municipal de Segurança Viária de Fortaleza e proporcionar experiência de extensão para cerca de 400 alunos'', comenta. 

#MEOUÇA

O Observatório Nacional de Segurança Viária e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) lançaram como mote da campanha a hastag #MEOUÇA. O objetivo é sensibilizar os adultos com conselhos dados por crianças. 

 

 

As peças de divulgação da campanha são disponibilizadas em alta resolução no site do  Movimento Maio Amarelo, para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano.