null Alunos compartilham expectativas sobre o Ensino Superior durante visita ao campus

Seg, 21 Junho 2021 18:30

Estudantes das escolas Eça de Queirós, Master, Santo Inácio e São Lucas participam de palestra interativa sobre vocações

Estudantes do Ensino Médio conheceram centros de ensino. Todas as normas de biossegurança foram asseguradas (Crédito: Universidade de Fortaleza/reprodução)

A migração para o ensino superior é uma fase decisiva na vida de jovens estudantes. Sabendo disso, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, em parceria com as instituições escolares, realizou evento de imersão ao ambiente de Ensino Superior. De acordo com o Censo da Educação Superior relativo a 2015, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que apenas 8% dos alunos de Ensino Médio têm a oportunidade de participar de programas vocacionais.

Oferecer informações e estimular o diálogo sobre carreira pode fazer com que os estudantes  encontrem mais facilmente a graduação que se adequa a seus projetos de vida. Durante a tarde em que estiveram na Universidade de Fortaleza, os alunos de Ensino Médio participaram da palestra interativa "Desafios e possibilidades na vida acadêmica" com a professora Noália Magna. A conversa com a docente do curso de Psicologia, com expertise em autoconhecimento e planejamento de carreira, teve início com o poema "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meireles.

(...) Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Os alunos participantes trocaram ideias com a profissional sobre os cursos pelos quais têm interesse e a importância de descobrir as próprias vocações para trilhar uma jornada acadêmica de sucesso.  Após a palestra, os alunos foram guiados aos centros de ensino de acordo com os próprios interesses profissionais. Os grupos visitaram o campus e conheceram laboratórios e salas de aula. Com interesses desde a área da saúde até o setor administrativo, os alunos puderam compartilhar anseios e tirar dúvidas.

Sibelle Campos cursa o terceiro ano do ensino médio e pensa em estudar Psicologia. Ela disse que gostou muito da oportunidade de conhecer o campus da Universidade de Fortaleza. “Claro que é tudo bem diferente da escola. Foi muito bom poder ter essa conversa hoje. Adorei ser recebida por uma psicóloga”, disse a estudante de 17 anos que pretende se especializar em uma das áreas da Psicologia Jurídica.

Pedro Leonardo, de 16 anos, está no segundo ano do ensino médio e pretende se graduar em Administração de Empresas. “Acho muito importante saber o que a gente vai enfrentar quando entrar no ensino superior”, avaliou depois de participar da conversa com a psicóloga Noália Magna.

Por gostar de esportes desde criança, Felipe Viana, estudante do terceiro ano do ensino médio, planeja cursar Educação Física em breve. “É uma área que eu gosto. Acho que vai me ajudar muito durante a vida fazer o que eu amo”, explica o aluno. Felipe, 18 anos, foi um dos estudantes que integrou o grupo de visitantes que esteve na Unifor e conheceu as instalações do campus.