angle-left Alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz participam de cocriação da fantasia do Galo da Madrugada

Seg, 3 Fevereiro 2020 12:42

Alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz participam de cocriação da fantasia do Galo da Madrugada

O trabalho começa com contação de história e dinâmicas de integração para que a turminha se sinta à vontade de se expressar por meio das tintas. Foto: Divulgação.
O trabalho começa com contação de história e dinâmicas de integração para que a turminha se sinta à vontade de se expressar por meio das tintas. Foto: Divulgação.

Crianças que estudam na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, mantida pela Fundação Edson Queiroz, participam nesta terça-feira (04/02/2020) de oficina de pintura sobre discos de vinil para a cocriação da fantasia do Galo da Madrugada, um dos ícones do carnaval brasileiro. A ação será guiada pelo artista plástico pernambucano Leopoldo Nóbrega, das 14h às 16h, na sede da Escola, em Fortaleza. O trabalho começa com contação de história e dinâmicas de integração para que a turminha se sinta à vontade de se expressar por meio das tintas.

A mesma oficina já foi realizada em escolas e projetos sociais de Pernambuco e Bahia. Depois do Ceará, o projeto segue para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, consolidando o processo de cocriação da fantasia do galo gigante, envolvendo cerca de 400 crianças e adolescentes entre 3 e 12 anos. “Nosso ateliê itinerante mostra a potência da obra de arte integrando pessoas além fronteiras”, destaca o artista plástico.

Tudo precisa ser finalizado até o dia 12 de fevereiro, quando os discos de vinil viram as lantejoulas que vão formar a roupa do galo gigante, cujo tema é Galo Circense de Olho no Futuro. Leopoldo destaca o caráter sustentável da fantasia. “Utilizamos o vinil, que já foi um objeto tecnológico e hoje se tornou resíduo, para que as crianças percebam e tenham consciência do seu papel sustentável. Elas são o elo para continuar esse amor pela cultura e arte popular", complementa Leopoldo.

Serviço

Projeto Galo Circense de Olho no Futuro
Ação:
Oficina Vem Pintar a Fantasia
Data: 04/02/2020 (terça-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, campus da Universidade de Fortaleza