null Alunos dos cursos de Gestão podem se inscrever para Dupla Titulação na Alemanha e Portugal

Ter, 12 Março 2019 14:36

O Deggendorf Institute of Technology, fundado em 1994 e uma das melhores universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de oferecer aos seus alunos o contato com outras línguas e culturas, a Universidade de Fortaleza lançou edital para seleção de estudantes para o Programa de Dupla Titulação com a Berlin School of Economics and Law e a Deggendorf Institute of Technology, ambas na Alemanha, e com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

O intercâmbio será realizado no período de 2019.2 e 2020.1. Para a cidade de Berlim, serão selecionados cinco alunos da graduação em Administração, enquando Deggendorf receberá cinco alunos de Comércio Exterior ou Ciências Econômicas. Para Bragança, serão cinco alunos de Administração.

Para se candidatar, são requisitos:

• Ser brasileiro (nato ou naturalizado) e ser maior de 18 anos;
  • Possuir passaporte válido até, no mínimo, dezembro de 2020;
  • Estar regularmente matriculado na Unifor durante todo o processo de seleção, desde sua inscrição até o final do Programa;
  • Ter cursado efetivamente mais de 30% e menos de 75% das disciplinas do curso até o final de 2018.1;
  • Ter performance média global (PMG) igual ou superior a 8,0;
  • O candidato deverá ter cursado e ser aprovado, até o término do semestre 2018.1, um mínimo de 3 disciplinas em idioma inglês (com exceção da seleção para Portugal);

Além disso, os alunos interessados no Deggendorf Institute of Technology devem ter cursado, até o término do semestre 2019.1, a disciplina de Plano de Negócios Internacionais (G200) - para alunos de Comércio Exterior - ou Técnicas em Pesquisa Econômica (G184) - para alunos de Ciências Econômicas; além de apresentar conhecimentos básicos em alemão.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 12 a 22 de março de 2019, de 8h às 21h, na Secretaria da Coordenação de Assuntos Internacionais e Dupla Titulação do CCG (Bloco Q, Sala 1). Devem ser apresentados os seguintes documentos:

• Histórico acadêmico atualizado;
  • Curriculum Lattes;
  • Carta de motivação de no máximo duas laudas, redigida em idioma inglês (para universidades alemãs) e em português (para universidade portuguesa), na qual deverá expor os motivos pelos quais deseja participar do Programa;
  • Duas cartas de recomendação assinadas por dois diferentes professores, redigidas em idioma inglês;
  • Cópia do passaporte com validade mínima até dezembro de 2020;
  • Formulário de aplicação devidamente preenchido (entregue no ato da inscrição);
  • Uma fotos 3x4;

O processo seletivo será composto por uma entrevista, a ser realizada entre 27 e 29 de março. A entrevista começa às 17h, seguindo a ordem alfabética dos candidatos. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de abril de 2019.

É importante que os candidatos leiam os editais de seleção na íntegra:

Edital VREGRAD/VIREX Nº 03/2019 - Berlin School of Economics and Law
Edital VREGRAD/VIREX Nº 04/2019 - Instituto Politécnico de Bragança