angle-left Aplicativo ajuda no tratamento de doenças como labirintite

Ter, 6 Agosto 2019 14:16

Aplicativo ajuda no tratamento de doenças como labirintite

O ReaV tem auxiliado o acompanhamento de pacientes do Núcleo de Atenção Médica Integrada da Unifor (NAMI)


Atualmente o ReaV está disponível na Google Play para os professores e alunos do curso de Fonoaudiologia da Unifor, como forma de estudo acadêmico. Foto: Reprodução.
Atualmente o ReaV está disponível na Google Play para os professores e alunos do curso de Fonoaudiologia da Unifor, como forma de estudo acadêmico. Foto: Reprodução.

Tontura e dor de cabeça são as principais características de um indivíduo que sofre de alguma das doenças vestibulares, por exemplo a labirintite. O que poucas pessoas sabem, é que o tratamento para essas doenças é feita por um fonoaudiólogo de médio a longo prazo. 

Pensando nisso, a professora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Renata de Almeida, criou um aplicativo para levar a reabilitação vestibular até a casa do paciente. 

O aplicativo ReaV atende aos pacientes que foram recebidos por um fonoaudiólogo no Núcleo de Atenção Médica Integrada da Unifor (NAMI). Com o seu uso, o paciente pode ter acessos a vídeos dos exercícios propostos pelo profissional que lhe atendeu. As atividades podem ser avaliadas pelo o usuário, e esse retorno é uma importante informação para dar continuidade a intervenção.

Os exercícios propostos a serem feitos em casa, fazem parte de um protocolo de reabilitação vestibular. A fonoaudióloga Renata Almeida relata que os pacientes que obtiveram acesso às atividades, conseguiram realizar melhor o tratamento, e deram um retorno positivo quanto ao aplicativo. A avaliação foi feita em um período de 6 meses.

Uma equipe multidisciplinar do NATI (Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação) trabalhou no desenvolvimento do aplicativo, inserindo a linguagem da área da saúde na tecnologia. Atualmente o ReaV está disponível na Google Play para os professores e alunos do curso de Fonoaudiologia da Unifor, como forma de estudo acadêmico.