angle-left Assessoria para Assuntos Internacionais: do intercâmbio acadêmico ao futuro profissional

Qui, 1 Agosto 2019 16:18

Assessoria para Assuntos Internacionais: do intercâmbio acadêmico ao futuro profissional

Há 18 anos são realizados intercâmbios acadêmicos em mais de 160 instituições de ensino superior em 30 países.


Foto: Ares Soares.
Foto: Ares Soares.

As formas de comunicação progridem rumo à extinção de fronteiras, captando vozes múltiplas e gerando fluxos diversos de informações, mercadorias e pessoas. Na educação, não é diferente. Para acompanhar tais transformações e participar da troca de conhecimento gerada a partir da interação com outras nações, a Universidade de Fortaleza (Unifor) implantou, em 2001, a Assessoria para Assuntos Internacionais.

O setor, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, trabalha há 18 anos com acordos de cooperação acadêmica com mais de 160 instituições de ensino superior em mais 30 países. O objetivo das parcerias é possibilitar aos alunos uma boa experiência de intercâmbio acadêmico por um período de seis meses ou um ano.

A mobilidade acadêmica propicia um ganho tanto para o aluno que se desloca como para os que o recebem. É uma troca de experiências culturas, idiomas, conhecimentos, práticas, comportamentos, atitudes e valores, ou seja, um conviver que favorece o engrandecimento conjunto e estimula novos deslocamentos e práticas profissionais integradas.

Programa de Intercâmbio Acadêmico

A Assessoria para Assuntos Internacionais é responsável pelo intercâmbio acadêmico que, semestralmente, viabiliza a ida de estudantes da Unifor dos mais diversos cursos para mais de 160 universidades estrangeiras conveniadas. 

A experiência de estudar e morar em outros ambientes acadêmicos e conviver com outras culturas se dá a partir de um acordo bilateral: o estudante da Unifor não tem custos com a instituição parceira que o recebe e, naquele período em que estiver fora, também não paga a mensalidade referente à graduação que vem cursando. 

Por ano, são enviados entre 100 e 120 alunos para o exterior. E a via é de mão dupla, já que a Unifor também recebe estudantes estrangeiros das instituições parceiras, além de incentivar o trânsito de professores-visitantes. 

 

No segundo semestre de 2002, logo após a criação do setor de Assessoria para Assuntos Internacionais, a Unifor contava com um total de 12 alunos intercambistas. Após 16 anos, a iniciativa ganhou força, possibilitando a adesão de 197 alunos nos intercâmbios acadêmicos.  

 

O objetivo do programa de intercâmbio acadêmico é possibilitar que os alunos da Universidade de Fortaleza possam vivenciar uma experiência acadêmica no exterior, e, ao retornar, aproveitar disciplinas cursadas, desde que compatíveis com o conteúdo e carga horária das ementas do seu curso da Unifor. É também promover o convívio dos estudantes com outras culturas, desenvolvendo e ampliando suas habilidades sociolinguísticas, e consequentemente, profissionais. 

O setor também recebe as propostas de estudantes estrangeiros oriundos de universidades conveniadas para estudar na Universidade de Fortaleza, pelo período de 6 meses a 1 ano. Há um trabalho permanente de contato com instituições educacionais estrangeiras, além de algumas redes de cooperação universitária, com o objetivo de firmar convênios com instituições de boa reputação no âmbito internacional. 

Para tanto, são feitas recepções de delegações no campus da Unifor e visitas in loco em universidades estrangeiras, além de participação em feiras internacionais sobre mobilidade acadêmica. 

 

No período de 2002 a 2018, a Universidade de Fortaleza não apenas enviou, mas recebeu inúmeros intercambistas. A maior recepção foi de estrangeiros colombianos, com um total de 198 alunos.  

Confira as iniciativas de intercâmbio

O Buddy Program, programa criado pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Unifor, tem como principal objetivo auxiliar na transição e adaptação de alunos estrangeiros durante seu intercâmbio na Unifor.
 
O programa representa uma oportunidade para os alunos da Unifor em trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira.
 

O Eller College of Management da Universidade do Arizona em parceria com a Unifor traz alunos do Eller College of Management com o objetivo de implementar o Global Business Program da universidade estrangeira durante as férias de verão norte- americanas.

O Global Business Program dá a oportunidade aos seus alunos de estudar no exterior em países como Brasil e Argentina, em programas de nove semanas. O Programa já acontece na Unifor há quatro anos consecutivos. Em 2019 é a quinta vez que a universidade estrangeira traz o programa a universidade, sendo a primeira em 2013.

Os estudantes têm aulas ministradas pelo Eller College of Management da Universidade do Arizona, que fornece os cursos de Marketing, Comunicação Empresarial, Gestão de Sistema de Informação e Organização de Comportamento e Gestão, de acordo com as atividades do programa. A Unifor oferece o curso de Negócios Ambientais no Brasil, de acordo com o programa apresentado pelo Eller College of Management.

Durante o programa os alunos também têm a oportunidade de participar de visitas técnicas às empresas do Grupo Edson Queiroz e verem na prática como grandes organizações brasileiras funcionam. 

Outra iniciativa bastante esperada é o Service Day: o momento proporciona uma vivência de integração entre os alunos estrangeiros e as crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. Na ocasião, também há doação de livros e brinquedos, além de atividades de decoração e lazer. 

O Global Business Program complementa a experiência de estudantes que estudam no exterior, bem como para estudantes que têm interesse em negócios internacionais, incluindo aqueles que procuram conhecimento específico para o ambiente de negócios globais.

A Feira das Nações é um evento promovido pela Assessoria para Assuntos Internacionais desde 2016 e tem como foco mostrar as diferentes possibilidades de obter uma experiência acadêmica e cultural no exterior. O público-alvo são os alunos da graduação de todos os cursos da Unifor.

O evento é uma oportunidade para que os estudantes conversem com os alunos estrangeiros e conheçam sobre as instituições parceiras e os benefícios de estudar fora pelo programa de intercâmbio acadêmico. 

Na ocasião, também são realizadas palestras sobre o programa de intercâmbio, buscando esclarecer todas as dúvidas possíveis acerca do processo de aplicação para o intercâmbio e preparar os alunos para uma experiência de estudar em outro país. 

O International Sports Day, criado em pela Assessoria para Assuntos Internacionais em parceria com a Divisão de Assuntos Desportivos, visa promover a integração dos alunos Unifor com os estudantes estrangeiros por meio de atividades recreativas e esportes, por meio da formação de times entre os Buddys, com direito a medalhas para os participantes.

Os alunos são convidados a participar de atividades como: voleibol, futebol, basquete, carimba, entre outros, no Ginásio Poliesportivo Unifor. 

A Assessoria Internacional da Unifor participa anualmente da FAUBAI- Associação Brasileira de Educação Internacional, encontro entre Assessorias Internacionais para discutir estratégias de internacionalização e criar novas parcerias. 

A Universidade de Fortaleza, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará, sediou o Evento 22º Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI - NE) nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 e discutiu o tema “Internacionalização nas Instituições de Ensino Superior: e Perspectivas”.

O evento focou no tema da internacionalização como condição para uma educação superior de qualidade, na busca por novas alternativas e na tentativa de agregar esforços conjuntos que fortaleçam os processos de internacionalização das instituições que vêm desdobrando ações voltadas para o desenvolvimento sócio educacional e econômico da região.

O encontro contou com a presença de convidados e representantes de algumas instituições parceiras, tais como: Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, Education USA, Education Testing Service (ETS), Santander Universidade, Campus France, British Council e vários representantes de IES do Nordeste.  

Na mochila, histórias para contar

Viver uma experiência acadêmica no exterior e conhecer outras culturas e práticas profissionais já é realidade de muitos alunos da Universidade de Fortaleza. São histórias, conhecimentos, saudades e desafios de sobra para contar. 

Conheça alguns alunos que trouxeram de volta ao Brasil suas experiências do intercâmbio acadêmico:

Beatriz Figueiredo Paiva - Psicologia - Berlin School Of Economics And Law, Alemanha

“Eu entrei na Unifor com a intenção de fazer intercâmbio, pois já sabia que era uma universidade que tinha convênio com vários lugares no mundo. Escolhi exatamente Berlim pois já sabia que era uma cidade gigantesca e lá teria contato com pessoas de todo o mundo.

Meu intercâmbio me ajudou tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Eu cresci muito e aprendi sobre tudo mesmo; desde me virar sozinha até cuidar de outras pessoas. Profissionalmente eu sou super grata. Consegui programas de pesquisa que contavam ponto, estágio e outra bolsa de intercâmbio, então eu só tenho coisas positivas a falar.

Eu aprendi muito sobre a cultura alemã. Aprendi muito respeito, pontualidade, organização. Tudo isso me enriqueceu muito! Eu acho que se alguém me perguntar porque fazer intercâmbio eu digo: vai! É uma experiência de imersão cultural, de imersão e mais um pouco.”

Marco Antônio Figueiredo Ribeiro - Engenharia Civil - Université Du Havre, França

“Eu conheci o Programa de Intercâmbio da Unifor por meio do meu irmão. Ele tinha feito o programa de dupla titulação e me contou que sua experiência tinha sido incrível.

Então, no primeiro semestre, eu já fui me informar para fazer meus planos de intercâmbio. Eu escolhi a França porque estava aprendendo a língua do país desde o primeiro semestre de faculdade. Optei por unir o útil ao agradável. 

Foi algo imensurável! Eu tive que me desprender, ir atrás de tudo, ainda com dificuldade na língua, para conseguir as coisas. No meu crescimento profissional a língua foi o mais significativo. Já li livros franceses e isso vai me ajudar bastante daqui pra frente.  

Os franceses em si eram bem fechados, então eu tive um choque no começo. Depois de dois meses eu já fui me envolvendo mais e fazendo uma amizade boa com muita gente de lá, basta você conseguir entender como eles se relacionam. 

Além disso, uma curiosidade foi meu desenvolvimento com a música. Eu participei do conservatório da cidade por alguns meses e pude fazer apresentações na minha universidade cantando e tocando. Foi algo único!

Se a pessoa de fato tiver vontade e ver que isso vai somar não precisa pensar muito. Claro que o medo vai vir algumas vezes, mas o ser humano é adaptável. Eu garanto que você vai curtir e não se arrepender de forma alguma.” 

Larissa Mota Teixeira - Publicidade e Propaganda - Universidad Loyola Andalucía, Espanha

“Meu intercâmbio foi em Córdoba, na Espanha, na Universidad Loyola Andalucía. Conheci o programa porque meu irmão já tinha feito e eu achei uma experiência muito enriquecedora. Foi então que decidi ir na Assessoria para Assuntos Internacionais. Conheci a equipe e aprendi muitas informações. O que eu achei mais legal foi o convênio da Unifor com várias universidades em muitos lugares. 

Eu optei pela Espanha porque é um país que eu já tinha muita afinidade e já conhecia a língua, além de amar o povo espanhol.  A experiência para mim foi absurdamente incrível porque você conhece muitas pessoas e culturas diferentes."

Eu morei com três pessoas de nacionalidades diferentes, então, eu estava literalmente imersa em várias culturas. Isso me ajudou muito a desenvolver, principalmente, o espanhol e o inglês, pois na minha cidade tinham muitos intercambistas. Profissionalmente, o intercâmbio me ajudou a conhecer a minha área em outro país e conversar com outros profissionais. 

É uma experiência onde você aprende muito sobre você mesmo, conhece muitas pessoas, profissionais culturas e experiências. Você tem a oportunidade de viajar bastante, é só lucro!”

Pedro Henrique Camarão Assunção – Direito - University Of Arizona - Estados Unidos

“Acabei conhecendo o programa por um amigo que teve a oportunidade de ir para Berlim, na Alemanha. O que me motivou foi exatamente o relato de experiência dele. 

Essa vivência me acrescentou bastante, pois tive que sair da casa dos pais e fazer as coisas sozinho. Tive que cozinhar, lavar roupa e tudo que eu não estava acostumado. Presenciei aulas com professores de outras instituições e línguas, o que me ajudou bastante profissionalmente. 
O meu intercâmbio me ajudou muito na forma como eu ajo com as pessoas. Adquiri mais senso de coletividade, cidadania e pontualidade. Isso foi algo que me mudou e acho bastante relevante. 

Na primeira semana você tem uma orientação e acaba criando laços bastante importantes. Conheci pessoas da África do Sul, Coreia do Sul, Austrália e Alemanha. Todos esses contatos são positivos em todos os sentidos. 

As universidades que a Unifor tem parceria são muito boas e de tão opções de crescer muito.”

Serviço

Assessoria Para Assuntos Internacionais
Local: Vice-Reitoria de Extensão. 1º andar do prédio da Reitoria
Email: international@unifor.br
Telefone: (85) 3477.3127