angle-left Biblioteca Unifor oferece condições especiais durante quarentena domiciliar

Qua, 8 Abril 2020 10:36

Biblioteca Unifor oferece condições especiais durante quarentena domiciliar

A paralisação de multas no período de isolamento social está entre os diferenciais anunciados.


Biblioteca Central disponibiliza vasto acervo catalográfico (Foto: Ares Soares)
Biblioteca Central disponibiliza vasto acervo catalográfico (Foto: Ares Soares)

Em meio à paralisação das atividades da Universidade de Fortaleza, medida decorrente das ações de prevenção ao contágio do novo coronavírus e da COVID-19, doença por ele causada, a Biblioteca Central da Unifor oferece à comunidade acadêmica condições e serviços especiais durante o período recomendado de isolamento. 

Um dos diferenciais adotados é a não geração de multas para devoluções agendadas a partir do dia 16 de março. As multas já existentes estão paralisadas até a reabertura da biblioteca. Quanto às renovações de empréstimos, estas seguem sendo realizadas pelo Unifor Online ou pelo aplicativo Unifor Mobile.

Outra estratégia adotada pela Biblioteca para ampliar sua oferta no momento atual é a divulgação das bases de dados digitais; tanto as de acesso restrito (voltadas à alunos, professores e funcionários da Unifor) quanto as de livre acesso (destinadas a todos os indivíduos). A ideia é oferecer mais conteúdo para quem deseja ampliar suas pesquisas durante a quarentena domiciliar, especialmente professores e graduandos em fase de conclusão. 

“Estamos traçando estratégias para que conteúdos de qualidade cheguem até os alunos, principalmente por meio dos professores. [...] Os bibliotecários estão selecionando conteúdos - inclusive vídeos, um recurso atraente aos jovens universitários - que sejam adequados para compor a bibliografia das disciplinas, auxiliando os professores. Também estamos divulgando tutoriais para nossas bases de dados; um serviço que a Biblioteca já fazia, e que agora está sendo de extrema necessidade”, explica Leonilha Lessa, bibliotecária gerente da instalação.

Além das medidas citadas, a Biblioteca Central da Unifor está ofertando um helpdesk para esclarecimentos sobre seus principais serviços; cada um deles possui um e-mail correspondente para o envio de dúvidas. Confira a lista a seguir.

Contato para dúvidas - Biblioteca Central Unifor

Ficha catalográfica: thailana@unifor.br

Normas (ABNT, APA ou VANCOUVER):  spt@unifor.br

Levantamentos Bibliográficos: spt@unifor.br

Capacitações: spt@unifor.br

Reservas de livros, multas, devoluções ou dúvidas referente ao empréstimo de obras: gerlanelm@unifor.br e valeskasousa@unifor.br

Acesso às Bases de dados: mirian@unifor.br

Orientações sobre Bibliografia de periódicos: periodicos@unifor.br

Videoteca / Renovação ou devolução de vídeos e reservas de salas de exibição: salete@unifor.br