null Biblioteca Unifor oferece programas de capacitação online

Qui, 9 Abril 2020 14:57

Biblioteca Unifor oferece programas de capacitação online

Formações contemplam ferramentas de pesquisa e formatação de textos.

Capacitações sobre a Biblioteca Digital, a plataforma Mendeley e as normas ABNT, APA e Vancouver são realizadas pela Unifor (Foto: Ares Soares)

Reconhecendo a necessidade de adaptação que os meios de ensino têm enfrentado durante a atual situação de isolamento social, uma consequência da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza vêm se mobilizando agilmente para oferecer iniciativas que mirem ações úteis à rotina dos membros da comunidade acadêmica.

A Biblioteca está oferecendo capacitações online sobre a Biblioteca Digital, a plataforma Mendeley e as normas ABNT, APA e Vancouver. O serviço é disponibilizado durante horários específicos, no período de segunda à sexta-feira e sábado pela manhã. Conteúdo digital e transmissões de vídeo são utilizados para compartilhar as orientações.

A formação relativa à Biblioteca Digital se atém a instrumentos e estratégias de pesquisa em bases de dados de livros e periódicos. Tutoriais e manuais sobre as ferramentas estão disponíveis para acesso. Por sua vez, na capacitação voltada para o uso do Mendeley, software que auxilia na elaboração de citações e referências científicas, o bibliotecário apresenta como instalar, alimentar a base de artigos e elaborar informações de forma automática utilizando o programa. Já as atividades de orientação à distância acerca da formatação de textos científicos tem como foco o cumprimento de normas acadêmicas.

“Estamos à disposição para os alunos e professores da Unifor. Nosso objetivo é atendê-los da melhor maneira possível, para assim minimizar ao máximo o impacto na esfera acadêmica que ocorre nesse período tão delicado”, afirma a bibliotecária Lívia Costa, que participa do time por trás da iniciativa. Os interessados nas capacitações podem esclarecer dúvidas, obter informações e realizar agendamentos por meio do serviço de helpdesk ofertado pela Biblioteca; basta enviar um e-mail para spt@unifor.br