angle-left Cineclube Unifor: a união entre Educação e Cultura

Sex, 1 Março 2019 16:33

Cineclube Unifor: a união entre Educação e Cultura

Semanalmente, o professor Márcio Acselrad convida especialistas para debaterem sobre os filmes apresentados no Cineclube Unifor (Foto: Ares Soares)
Semanalmente, o professor Márcio Acselrad convida especialistas para debaterem sobre os filmes apresentados no Cineclube Unifor (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza valoriza a cultura como fonte de aprendizado, tanto nas pinturas e esculturas, quanto nos filmes. Com o cinema não é diferente, e foi pensando nisso que o Cineclube Unifor foi criado há cerca de 15 anos, e desde então promove troca de conhecimentos e valorização do cinema como fonte de sapiência.

O Cineclube Unifor é um projeto de extensão oferecido pela Universidade, nele são exibidos filmes que originem uma discussão a respeito da temática abordada.

“O Cineclube Unifor significa a universidade se abrindo, trazendo gente de fora pra dentro. Permitindo a entrada de pessoas de outras universidades, de outros espaços, e fazendo assim um diálogo a partir do cinema”, explica o professor e responsável pela iniciativa, Márcio Acselrad.

A programação é decidida no começo do semestre e é exibida ao longo do período, sendo dividido em quatro exibições de filme por mês, em média. Além das exibições, o Cineclube Unifor ainda oferece um debate a respeito do material assistido, sempre com a presença de um especialista no assunto da semana. Fazendo parte deste momento também está a TV Unifor, que faz a transmissão do debate. 

“[As exibições acontecem] toda quinta-feira durante o semestre letivo, a gente está na sala A da Videoteca da universidade”, comenta o professor Márcio Acselrad. O horário para a sessão sempre é o mesmo, tendo início às 13h30, com a projeção do filme, e indo até as 16h30 para a realização do debate com os especialistas. 

O filme “O vento será tua herança” abrirá as exibições do mês de abril. Com presença confirmada e colecionando participações anteriores, o professor doutor Newton de Menezes comenta que suas expectativas são positivas, dado o largo reconhecimento da qualidade do cineclube, da importância dos filmes e dos debates que suscita.  “Espero o comparecimento de muitos alunos e a difusão de nosso debate, tão necessário em um momento em que se busca normalizar o autoritarismo, a violação aos direitos humanos e a intolerância entre nós”, contextualiza.

Filmes e debates de abril

O Vento Será Tua Herança (04/04): Em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. No processo judicial, dois advogados se enfrentam no tribunal: um político fundamentalista e um defensor. A produção é baseada em uma história real. Os convidados para o debate são: Newton de Menezes, doutor em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor dos cursos de Direito da UFC e da Unifor; e Nelson Luis Bezerra, graduado em filosofia pela UECE e mestre em educação pela UFC.

O Abutre (11/04): Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. Os convidados para o debate são: Francisco Bergson, psicólogo, psicanalista e coordenador do CAPS de Capistrano; e Paulo Henrique de Oliveira Arruda, mestrando do programa de pós-graduação em psicologia da Unifor. 

Cortinas Fechadas (25/04): O cineasta Jafar Panahi, vive em prisão domiciliar após ter sido condenado pela justiça iraniana por difamar, com seus filmes, a imagem do governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Em resposta a esta condenação Panahi produz um filme a respeito do seu dia-a-dia durante essa condenação. Os convidados para o debate são: Breno Reis, mestrando do programa de pós-graduação em comunicação da UFC; e Guto Parente, que é cineasta.

Serviço

Cineclube Unifor
Exibições: Quintas-feiras (04/04, 11/04, 25/04)
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Sala A – Videoteca (1º andar do Centro de Convivência)
Confira a programação mensal em https://unifor.br/cineclube