angle-left Cineclube Unifor: iniciativa gratuita promove valorização cultural e debates

Seg, 3 Fevereiro 2020 12:37

Cineclube Unifor: iniciativa gratuita promove valorização cultural e debates

Exibição de filmes acontece toda quinta-feira, a partir de 13h30, na Videoteca da Universidade de Fortaleza. Especialistas são convidados a cada sessão.


O Cineclube acontece todas às quintas-feiras, as 13h30 na videoteca A. Foto: Ares Soares.
O Cineclube acontece todas às quintas-feiras, as 13h30 na videoteca A. Foto: Ares Soares.

Comemorando 17 anos em atividade, o projeto de extensão da Universidade de Fortaleza, Cineclube Unifor leva arte e debates críticos sobre temas atuais e diversos para o público de forma gratuita. 

Inspirado no cineclubismo, movimento cultural que surgiu na França durante o século XX para instigar reflexões sobre cinema e questões abordadas por ele, o projeto acontece às quintas-feiras, a partir de 13h30, na sala A da Videoteca da Universidade. 

Sob a curadoria do professor Márcio Acselrad, filmes que envolvem Filosofia, Comunicação, Política e Artes são exibidos a cada sessão e ao final, debatidos por especialistas convidados, promovendo a troca de conhecimentos e valorização da sétima arte. 

“O objetivo do Cineclube é formação de plateia crítica para o cinema. Nós sabemos que o cinema é uma grande indústria de entretenimento, mas também é muito mais que isso porque faz com que a gente discuta todas as questões sociais usando a arte como meio. Hoje o cineclubismo é mais necessário do que nunca. É muito importante ter um espaço acadêmico que permite discutir com toda a liberdade”, destaca Márcio Acselrad. 

A programação do Cineclube Unifor para 2020 estreia dia 13 de fevereiro com a exibição do longa “Eu te levo”, dirigido pelo cineasta Marcelo Müller, que também é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. “Aproximadamente 15 filmes serão exibidos ao longo dos quatro meses do primeiro semestre letivo”, complementa Acselrad. 

A presença de estudantes no Cineclube Unifor é válida como atividade complementar. 

Confira a programação de fevereiro: 

  • Cine Cinema e Audiovisual: Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor
    13/02 “Eu te levo” (2017, 1h21min), direção Marcello Müller

Após a morte do pai, Rogerio precisa cuidar dos negócios da família e decidir o que fazer de sua vida. Confuso, ele acredita que a solução de seus problemas é perseguir seu velho sonho de infância e tornar-se bombeiro.

Debate com Marcelo Rodrigo Mingoti Muller, doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Diretor do filme.

  • Cine Ditadura Nunca Mais
    20/02 “O silêncio dos outros” (El silencio de outros, 2018, 1h36min), direção Almudena Carracedo e Robert Bahar

A luta épica das vítimas da ditadura de quarenta anos da Espanha sob o comando do general Franco, que continuam buscando justiça até hoje.

Debate com Sandra Helena de Souza, professora de Filosofia da Unifor

  • Cine O mundo em que vivemos
    27/02 “Parasita” (Gisaengchung, 2019, 2h12min), direção Bong Joon Ho

A família de Ki-taek está desempregada, vivendo de bicos em um porão sujo e apertado. Quando o filho adolescente começa a dar aulas de inglês a uma menina rica, a família encontra um meio de ascender socialmente através de todos os recursos de que dispõem. Candidato ao Oscar de melhor filme de 2019.

Debate com Ecila Moreira de Meneses, bacharel em Direito e mestre em Filosofia pela UFC. Atriz, diretora e bailarina.

Serviço 

Cineclube Unifor
Quando:
Todas as quintas-feiras
Horário: 13h30
Local: Videoteca Unifor, Sala A - 1º andar do Centro de Convivência
Gratuito e aberto ao público