null Coluna Newslink: Enade 2022 é etapa fundamental na formação acadêmica

Seg, 8 Agosto 2022 11:00

Coluna Newslink: Enade 2022 é etapa fundamental na formação acadêmica

Universidade de Fortaleza já iniciou o ciclo preparatório para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que acontece dia 27 de novembro

As inscrições vão até o dia 8 de agosto e devem ser feita presencialmente na coordenação dos respectivos cursos participantes (Foto: Divulgação)

Por Gabriel Gago
Coordenação Newslink: Miguel Macedo e Wagner Borges

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das etapas que encerra o ciclo de graduação dos estudantes e os diferencia no mercado de trabalho. A cada dois anos, a prova acontece. No dia 27 de novembro de 2022, alunos com mais de 80% da conclusão de suas matrizes curriculares, dentre os 26 cursos selecionados, enfrentam este novo desafio.

A prova, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), consiste em 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais e 30 de componentes específicos das áreas referentes à atuação. A inscrição deve ser feita presencialmente na coordenação do respectivo curso e irá até o dia 8 de agosto. O edital se encontra disponível no portal do Governo Federal. A realização do exame é obrigatória para o estudante que pretende colar grau e receber o diploma de conclusão de curso.

Cientes de tal relevância, as graduações da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, seguem agindo para mobilizar os discentes a participarem da avaliação. Por parte do corpo docente, aulas preparatórias presenciais estão sendo planejadas e devem começar ainda neste mês de agosto.

Além disso, a produção de lives – que posteriormente ficarão gravadas e disponíveis na plataforma digital da Universidade – também elencam a programação. Os “aulões”, como são chamados, permitem que o aluno refresque a memória dos conteúdos que aprendeu durante toda sua trajetória e tire dúvidas diretamente com os professores.

+ Estudantes e professores destacam principais dicas para realização do Enade 2022

Feito para medir o nível de aprendizado nas faculdades e universidades, o Enade também pode ser considerado um divisor de águas no futuro dos profissionais. Em um cenário cada dia mais competitivo e concorrido, os Recursos Humanos (RH) das empresas ficam atentos ao desempenho médio das turmas nos anos em que a prova é aplicada. Não somente isto: para o concludente, o exame também serve como uma ferramenta de autoavaliação.

Ao ser determinado a concluir uma prova que exige uma boa compreensão de assuntos cotidianos e interpretativos, o aluno estará saindo da zona de conforto.  Mostrar a si próprio o seu potencial e ter a possibilidade de julgar os pontos mais fortes e fracos do seu conhecimento no ofício que escolheu é um momento fundamental que todos os estudantes deveriam experienciar.

Veiculada no primeiro domingo de cada mês, a “Coluna NewsLink” é um espaço do Unifor Notícias Mobile destinado a conteúdos produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza que integram o laboratório de práticas NewsLink.