angle-left Com apoio da Unifor, Prefeitura lança Portal do Observatório da Mulher de Fortaleza

Seg, 9 Março 2020 14:27

Com apoio da Unifor, Prefeitura lança Portal do Observatório da Mulher de Fortaleza

Lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (09), no Paço Municipal.


O professor Eurico Vasconcelos, diretor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação/NATI da Unifor, à esquerda da mesa durante o lançamento do portal Observatório da Mulher. (Foto: Marcos Moura)
O professor Eurico Vasconcelos, diretor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação/NATI da Unifor, à esquerda da mesa durante o lançamento do portal Observatório da Mulher. (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e Coordenadoria de Políticas Especiais para Mulheres, lançou na manhã desta segunda-feira (9) o portal Observatório da Mulher de Fortaleza, durante evento realizado no Paço Municipal.  

A plataforma, feita em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e Universidade de Fortaleza (Unifor), tem o objetivo de sintetizar os dados de violência doméstica, familiar e sexual, coletados pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde e facilitar a consulta de dados pela gestão para uma melhor divulgação das informações colhidas.

Para a coordenadora Especial de Políticas para Mulheres de Fortaleza, Natália Rios, a ferramenta digital aperfeiçoará as políticas públicas. “Na medida em que temos uma plataforma capaz de coletar dados, que serão estudados de maneira quantitativa e qualitativa, a criação e o aprimoramento de políticas públicas serão feitos de maneira cada vez mais eficaz, gerando impacto muito maior na cidade de Fortaleza”, explicou.

“Nós da Universidade de Fortaleza ficamos satisfeitos em contribuir com um tema tão importante. É parte do papel da Universidade facilitar e tratar o acesso à informação”, destaca o professor Eurico Vasconcelos, diretor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Universidade de Fortaleza. 

Como funciona o Portal da Mulher 

  • Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados
  • Não precisa realizar cadastro
  • As informações estão disponibilizadas por mapas, divididos por bairros ou regionais de Fortaleza
  • Ações de combate à violência contra a mulher serão atualizadas por regiões
  • As informações serão atualizadas diariamente

Mais informações:https://observatoriomulher.fortaleza.ce.gov.br/