null Como montar uma rotina de estudos?

Seg, 8 Agosto 2022 09:19

Como montar uma rotina de estudos?

Para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, especialistas indicam manter uma rotina de estudos como caminho para uma boa saúde mental


A falta de hábito e o acúmulo de tarefas podem ocasionar ansiedade, angústia e insegurança em quem precisa lidar com muitas demandas (Ilustração: Getty Images)
A falta de hábito e o acúmulo de tarefas podem ocasionar ansiedade, angústia e insegurança em quem precisa lidar com muitas demandas (Ilustração: Getty Images)

Constantemente, estudantes relatam dificuldades em conciliar a vida acadêmica, profissional e social devido à ausência de tempo. Na tentativa de aprender mais ou reduzir a duração do curso, alguns alunos se sobrecarregam com o acúmulo de disciplinas e demais atividades. Tal situação pode gerar uma sobrecarga de ansiedade, angústia e insegurança, afetando não só o desempenho, mas também a saúde mental.

Para driblar as consequências negativas da falta de rotina no processo de aprendizagem, os alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, dispõem de apoio na hora de montar o cronograma de estudos. Por meio do curso Gestão de Tempo para a Vida Acadêmica – coordenado pelo professor doutor Ygor Eloy, supervisor de Monitoria e Apoio à Aprendizagem –, eles recebem orientações sobre gestão de tarefas, como se tornarem mais focados e como alinharem a agenda ao seu ritmo diário. 

Além disso, durante o curso, os discentes trabalham os próprios hábitos a fim de conseguirem abandonar aqueles que são disfuncionais. “O projeto nasceu da identificação de uma grande necessidade dos docentes, que era a de montar seu horário de estudo. No entanto, também recebíamos uma demanda enorme de alunos para ajudar na confecção dos seus cronogramas. Conseguimos, através do curso Gestão de Tempo para a Vida Acadêmica, atingir muitos alunos do CCS”, relembra Ygor.

Impacto na saúde mental 

Segundo a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, mestre em Gestão da Hospitalidade e docente da Pós-Unifor e das graduações em gestão, Gleiva Rios, a falta de organização do tempo pode impactar também na saúde mental dos indivíduos. Isso se reflete por meio do humor, aumento da irritação, dentre outros sintomas. 

“Situações como estas ocorrem principalmente quando [as pessoas] estão ingressando na vida acadêmica, em uma  oportunidade profissional, ou seja, em novas rotinas. A sensação de insuficiência ou de incapacidade gera a procrastinação e autossabotagem. É um processo de educação da vontade, de reorganizar-se e gerir seu tempo a favor do seu melhor desenvolvimento”, ressalta a professora. 


Gleiva Rios, docente da Pós-Unifor e das graduações em gestão (Foto: Arquivo pessoal)

Para que a falta de tempo e de organização não impacte na saúde mental dos estudantes, a professora orienta a investir em autoconhecimento, “o que  colaborará com o equilíbrio emocional de cada aluno”. Além disso, ela pontua que existem áreas na Unifor que podem apoiar os estudantes em seus desenvolvimentos acadêmicos, como o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), Apoio ao Estudante nos respectivos Centros de Ciência e a Central de Carreiras

Preparando-se para começar

O professor Ygor Eloy indica que o primeiro passo para montar um cronograma de estudos é criar uma agenda e uma rotina semanal. Depois disso, uma agenda e rotina diária. “Quando falo de rotina estou me referindo ao conjunto de pequenos comportamentos que chamamos de hábitos. Conseguimos ter um dia e uma semana produtiva se conseguirmos executar os comportamentos mais adequados para as nossas necessidades”, explica. 

Já para encaixar um esquema que contemple todas as disciplinas do semestre, ele orienta transformar as ações de estudo em compromissos, com dia e horário pré-definidos na agenda. “As disciplinas são compromissos, ou seja, são ações que têm dia e hora para ocorrer. Estudar para a disciplina é uma tarefa, que apresenta um deadline e uma flexibilidade para ajuste de dia e horário. O ideal é que se tenha pelo menos dois momentos na semana para repassar os conceitos de cada disciplina”, complementa Eloy. 


 “A rotina é construída e sustentada por elementos biopsicossociais. Uma rotina bagunçada nos desestabiliza não só fisiologicamente, como psico e socialmente. Estabelecer uma rotina ajustada ao nosso ritmo circadiano, obedecendo nossos processos cognitivos, emocionais e nossa rede social, pode não só nos deixar mais produtivos como também aumentar nosso grau de felicidade” – Ygor Eloy, doutor em Bioquímica e Biologia Molecular e Especialista em Neurociências do Comportamento Humano

Montando uma rotina de estudos

Para ajudar você na hora de montar sua rotina de estudos, o Unifor Notícias Mobile desta semana separou quatro hábitos para colocar em prática neste semestre. Confira!

Planeje seus horários
É fundamental para qualquer processo de organização pessoal e/ou profissional que tenhamos bons hábitos de rotina. Ter bem definidos horários e espaços para executar os diferentes tipos de tarefas do dia a dia otimizam nosso tempo. Crie um planejamento diário ou semanal com a distribuição das atividades em horários determinados.

Organize seu espaço
Escolha um ambiente para chamar de seu. O ideal é que seja arejado, iluminado e que não tenha muitos ruídos. Ter um local de estudo vai ajudar a delimitar espaços e reforçar a ideia de que você está se preparando para esta atividade.

Evite distrações
Pode ser muito difícil estudar parando a todo minuto para conferir as notificações no celular. Assim, desligue a internet, TV ou estude em um local silencioso para evitar todas as possíveis distrações. Talvez possa ser interessante colocar uma música tranquila, como instrumentais, clássicas ou lo-fi. É interessante evitar músicas com letras cantadas, pois, em algum momento, pode se ver acompanhando a música mentalmente e esquecendo do que estava estudando.

Revise antes de dormir
Enquanto acordados absorvemos muitas informações e aprendemos coisas novas, mas é quando dormimos que refinamos e facilitamos o aprendizado para a aplicação correta.  Dormir auxilia na formação da memória e aprendizado, por isso, antes de deitar na cama, pode ser ótimo rever cards, livros ou conteúdos que precisa fixar. Mas nada de virar a noite estudando! Apenas estude antes de dormir e, pela manhã, revise as informações.