angle-left Concludentes de 2020.1 com melhor média são agraciados com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

Sex, 9 Outubro 2020 19:03

Concludentes de 2020.1 com melhor média são agraciados com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

Iniciativa ocorre semestralmente e premia os estudantes de melhor desempenho em cada Centro de Ciências da Universidade de Fortaleza. Anúncio dos contemplados aconteceu virtualmente na última quinta-feira.


Natália Xavier Coelho, egressa do curso de Jornalismo. (Foto: Ares Soares)
Natália Xavier Coelho, egressa do curso de Jornalismo. (Foto: Ares Soares)

Concluir uma graduação é a realização do sonho de muitos. Quando se atinge essa meta, quais sonhos virão a seguir? Para estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos, a pós-graduação é a próxima estrada a ser percorrida, e, em contribuição à nova jornada, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, agracia semestralmente cinco estudantes recém-formados com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz. O anúncio dos concludentes de 2020.1 que conquistaram tal presente ocorreu formalmente na última quinta-feira, 8 de outubro, por meio de chamada de vídeo.

O encontro virtual contou com a participação da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, de Fátima Maria Veras, reitora da Unifor, e de Ana Quezado, diretora de Comunicação e Marketing da instituição. O anúncio dos estudantes que receberão a bolsa ocorre tradicionalmente nos eventos de Colação de Grau; este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o momento aconteceu excepcionalmente online. Posteriormente, os egressos receberam a bolsa de maneira presencial, em suas casas. 

Foram contemplados com a bolsa os concludentes Gabriel Freire de Lima, do curso de Arquitetura e Urbanismo (Centro de Ciências Tecnológicas); Vanessa Maria Gondim Augusto, do curso de Psicologia (Centro de Ciências da Saúde); Natália Xavier Coelho, do curso de Jornalismo (Centro de Ciências da Comunicação e Gestão); Francisco Rodrigues Valente Junior, do curso de Direito (Centro de Ciências Jurídicas); e Mariana Fernandes Azevedo, do curso de Design de Moda (Cursos Superiores de Tecnologia).

Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação, destaca que “a intenção da bolsa é reconhecer o valor que o aluno tem em se dedicar às atividades dentro da Universidade. E para consegui-la, vai além da boa nota. Normalmente, o aluno participou de projetos de monitoria, iniciação científica, ligas de extensão e atividades culturais. O engajamento abrangente durante a graduação é o maior diferencial”.

Para Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas, “a Bolsa Yolanda Queiroz representa, como várias iniciativas da Fundação Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza, um ato de investimento não só no ser humano, mas no desenvolvimento socioeconômico do estado do Ceará e do Nordeste como um todo. [...] Costumamos dizer que os bens materiais podem se perder ou deteriorar ao longo da vida, mas aquilo que é construído como valor humano e conhecimento é perene; se transforma e também pode transformar a vida de outras pessoas”. 

No encontro virtual, a surpresa e alegria dos estudantes logo se transformou em sentimento de gratidão. Os agraciados utilizaram o momento da chamada para compartilhar depoimentos comoventes sobre sua passagem pela Unifor e sobre a premiação da bolsa, tão desejada por eles. O momento completo pode ser conferido abaixo.

 

Celebração emotiva 

A seguir, confira depoimentos concedidos pelos alunos após serem informados a respeito da obtenção da Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.

“É realmente a realização de um sonho. Desde o segundo semestre que eu venho trabalhando e estudando muito para este momento [...]. Quando apresentei meu TCC, senti um aperto no coração de não poder mais me denominar como universitária. A bolsa vem então como um presente, o de poder retornar à Universidade, seguir estudando e buscando meus sonhos. [...] Foi realmente o melhor presente de formatura que eu poderia ter ganhado.” Natália Xavier Coelho, egressa do curso de Jornalismo

 

“Essa bolsa, o que ela representa, é o esforço de toda uma caminhada que a gente começa a traçar desde o primeiro semestre. Vendo todo o nosso progresso, quando chegamos no final do curso e conseguimos esse feito, é uma sensação que não dá pra explicar. [...] A única coisa que eu tenho pra falar é: sempre vá atrás, sempre busque, cada esforço a mais que você faz é um degrau que você sobe na escada, e essa bolsa é só um patamar do que vai vir pela frente.” Gabriel Freire De Lima, do curso de Arquitetura e Urbanismo

 

“Ganhar a bolsa, para mim, é, primeiramente, muito lisonjeador, porque é a representação de todo o esforço, tudo aquilo que eu construí aqui dentro. A moda sempre foi um sonho, e cursar dentro da Unifor foi um sonho maior ainda, e agora a bolsa vai fazer com que, dentro da minha área profissional, eu seja uma profissional cada vez mais conceituada. [...]. Quando eu tinha 17 anos,  queria muito cursar moda, e com 27 anos, me formei. Não importa o tempo, o que importa é que o sonho nunca deixou de ser sonho e na hora certa aconteceu.” Mariana Fernandes Azevedo, egressa do curso de Design de Moda

 

“Estou me sentindo muito agraciada, muito feliz, muito valorizada. Eu realmente amo essa instituição, não é à toa que eu me formei pela segunda vez lá [Vanessa possui graduação em Direito pela Unifor], e eu só tenho a agradecer a Unifor por essa oportunidade, porque um mestrado sem dúvida vai me trazer muitas portas abertas, me trazer muitas perspectivas diferentes. Sempre gostei muito de estudar, vou continuar me dedicando, e a felicidade que estou sentindo ela é indescritível.” Vanessa Maria Gondim Augusto, egressa do curso de Psicologia 

 

“Fiquei sem reação na hora. [...] Essa bolsa é muito importante para mim porque eu já gostaria de ‘emendar’ os estudos com uma pós-graduação. [...] Depois da tempestade [pandemia do novo coronavírus], vem sempre a bonança. Fruto de muito esforço e dedicação.” Francisco Rodrigues Valente Júnior, egresso do curso de Direito.

Quais os critérios para receber a bolsa? 

● Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
● Não pode ter, em seu Histórico Escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso;
● Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade: 
● Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular; 
● Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente; 
● Persistindo o empate será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.