angle-left Conheça o aplicativo VoiceGuard, desenvolvido por pesquisadores da Unifor

Sex, 21 Junho 2019 09:19

Conheça o aplicativo VoiceGuard, desenvolvido por pesquisadores da Unifor

Disponível na Playstore e Appstore, aplicativo tem o intuito de auxiliar nos cuidados com a voz (Foto: Reprodução)
Disponível na Playstore e Appstore, aplicativo tem o intuito de auxiliar nos cuidados com a voz (Foto: Reprodução)

A voz é um mecanismo que precisa de cuidado, entretanto, muitas pessoas não sabem utilizá-la de forma adequada e acabam desgastando esse meio de comunicação tão importante. Pensando nisso, o aplicativo VoiceGuard é dedicado a auxiliar os profissionais que manuseiam a voz como instrumento de trabalho, por exemplo, os professores.

O aplicativo é fruto de um projeto multidisciplinar com pesquisadores e alunos das áreas de Fonoaudiologia, Ciência da Computação e Publicidade e  Propaganda, Engenharia da Computação e Cinema e Audiovisual da Unifor.

O VoiceGuard avalia a voz, dá dicas de como melhorar a fala, e ainda mensura os ruídos presentes no ambiente de trabalho para analisar se a fala compete com o barulho. Outro ponto interessante, é que o aplicativo controla a quantidade de água que você ingere durante o dia, o líquido ajuda a lubrificar as cordas vocais. Um ato benéfico para a saúde vocal e para todo o organismo.

O aplicativo está disponível na Play Store e App Store para o sistema Android e IOS.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo é do Laboratório de Informação e Integração do NATI (Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Unifor) é composta por Erick Tomé de Lima, Thiago Magalhães, Thiago Diniz, Prof. Dr. José Eurico de Vasconcelos Filho, Tiago Miranda, Lucas de Moura Carvalho, Augusto Cesar Pinheiro, Saulo de Melo Macambira, e Ronaldo Almeida de Freitas Filho.

As  integrantes Profa. Dra. Christina Praça César Brasil, Renata Coelho Fonteles e Daniele Araújo são do curso de Fonoaudiologia da Unifor.