angle-left Conheça o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade de Fortaleza

Qui, 3 Setembro 2020 11:19

Conheça o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade de Fortaleza

O Núcleo de Tecnologias Educacionais surgiu em meio à necessidade de ampliação de recursos tecnológicos e potencialização do uso de recursos educacionais digitais


Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade de Fortaleza também oferece suportes online para disciplinas presenciais (Foto: Getty Images)
Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade de Fortaleza também oferece suportes online para disciplinas presenciais (Foto: Getty Images)

O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) é responsável pelo ensino à distância da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e disponibiliza aos alunos, 27 disciplinas nesta modalidade, além do apoio pedagógico presencial no polo sede para os alunos. 

O Núcleo oferece também suportes online para disciplinas presenciais, assim como atende ao corpo docente da Universidade presencialmente no seu Laboratório Pedagógico, auxiliando na criação de estratégias pedagógicas, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, EAD Unifor.

Dispondo de estrutura própria, o Núcleo possui equipamentos de filmagem e gravação de áudio, vídeo, estúdios e ilhas de edição, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, engajados a fim de desenvolver materiais exclusivos e de qualidade que atendam o padrão da Universidade de Fortaleza.

Andrea Chagas, coordenadora do NTE, explica que a mudança de nome do Núcleo, que antes era chamado do NEAD, surgiu em meados de 2019, sob a nova direção da área pela Diretoria de Tecnologia, coordenada pelo professor Eurico Vasconcelos. A professora explica que foi vislumbrada a necessidade de ampliação dos recursos tecnológicos juntamente com a proposta de potencializar o uso de recursos educacionais digitais. Assim, foi decidido que o Núcleo de Educação à Distância (NEAD), deixaria de ter a sua atuação voltada apenas para a educação à distância, vindo a se tornar o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). O objetivo do núcleo, além de ofertar disciplinas e cursos à distância, é também auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem das modalidades presencial e híbrida, ampliando os serviços oferecidos. 

“Uma nova sigla foi discutida, pesquisada e analisada com muita cautela, a fim de que pudesse, em um único nome, trazer toda a amplitude que se desejava. Após algumas discussões, pudemos chegar ao nome de Núcleo de Tecnologias Educacionais, no qual traz o conceito da própria tecnologia educacional, que é a incorporação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação para apoiar os processos de ensino-aprendizagem, em diferentes contextos, segundo a Unesco”, explica Andrea Chagas. 

A professora ainda ressalta que houve um aprimoramento no laboratório pedagógico, com aquisição de equipamentos tecnológicos, ampliando a oferta de uso de tecnologias educacionais para os docentes da Universidade. De acordo com ela, o Núcleo ganhou mais visibilidade durante o período de isolamento social ocasionado pela Covid-19, com as orientações, tutoriais e suporte dado a toda a Universidade no que competia ao AVA e tecnologias educacionais e devido à implantação do novo ambiente virtual de aprendizagem EAD UNIFOR, na qual o Núcleo tem gerência e acompanhamento. Desse modo, o NTE permite que professores e alunos da Unifor tenham uma plataforma padronizada e suporte aos recursos educacionais definidos pela Universidade. 

No que compete a educação a distância o aluno e o professor encontram, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramentas síncronas e assíncronas e suporte pedagógico para suprirem suas necessidades de aprendizagem. Além do suporte online, o aluno encontra o Polo de Apoio Presencial para atendimentos de tutoria, realizada pelo próprio professor da disciplina e que visa mediar a relação do aluno com o conhecimento, facilitando ao máximo esse processo.