angle-left Curso de Administração produz informe diário para empresas sobre a Covid-19 no Ceará

Ter, 23 Junho 2020 19:36

Curso de Administração produz informe diário para empresas sobre a Covid-19 no Ceará

Professores e alunos do curso de Administração da Unifor disparam informe diário contextualizando as estatísticas do coronavírus para empresas.


Josimar Costa, docente e coordenador do curso de Administração. (Foto: Ares Soares)
Josimar Costa, docente e coordenador do curso de Administração. (Foto: Ares Soares)

Quando se tratam de dados sobre o novo coronavírus, o grande volume de publicações diárias inunda todas as páginas de busca, redes sociais e veículos de comunicação. Os informes e boletins cotidianos de organizações e governos apresentam dados e estatísticas extensas sobre a situação da doença, relatando a cada realidade político-social diferente.

Entretanto, a interpretação desse conhecimento pode ficar um pouco confusa para quem não está acostumado com essa linguagem mais técnica, além das implicações práticas dos números não serem sempre claras dentro de um contexto específico.

Pensando nisso, o Núcleo de Consultoria Empresarial do curso de Administração da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, desenvolveu o Informe Panorama Covid-19 no Ceará. Com objetivo de facilitar o entendimento de gráficos e indicadores de saúde que estiveram fora do contexto de gestão empresarial, o material é um extrato dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Entendendo o Informe

Produzido e publicado diariamente, o Informe tem o conteúdo coletado das instituições governamentais. Esses dados, que passam pela análise de uma banca de professores da Unifor, são adaptados e distribuídos gratuitamente. Josimar Costa, docente e coordenador do curso de Administração, explica que o Informe surgiu da necessidade de comunicar às empresas o cenário da doença no estado.

“O objetivo foi de facilitar o entendimento de gráficos e indicadores de saúde que sempre estiveram fora do contexto de gestão. O trabalho é descritivo, não tem a pretensão de inferir cenários de saúde pública, mas de aproximar esse universo, outrora tão distante para as empresas, dos tomadores de decisão.”
- Josimar Costa
, coordenador do curso de Administração.

Ele explica que “o Informe é mais um canal de aproximação Universidade e Empresa e no qual o curso de Administração pode divulgar o conhecimento científico produzido nele”. Além disso, o produto é mais um serviço que o Núcleo de Consultoria do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) oferece à sociedade.

O Informe panorama Covid-19 no Ceará conta também com a participação do professor e estatístico Estevam Martins, que elaborou um modelo preditivo para estimar a evolução da patologia. O documento é disparado diariamente para o mailing de empresas e demais interessados cadastrados na base de dados do Núcleo. Para participar da lista de divulgação, basta enviar um e-mail para eges@unifor.br.

Conhecimento em prática

Iago Soares, 27 anos, é aluno do curso de Administração, estagiário do EGES e participa da produção do Informe Panorama Covid-19 no Ceará. O estudante, que ficou com a tarefa de coletar dados e buscar informações atuais que fossem pertinentes às empresas cearenses, aponta que "o fato da Unifor se preocupar em criar um estudo e compartilhar esse conhecimento de graça só é algo à acrescentar às empresas”. 

Ele explana que o bombardeamento constante de informações na internet faz necessária a existência de instituições confiáveis nas quais as pessoas possam se basear para tomada de decisões e pontua a Universidade como uma dessas fontes seguras. 

“O Informe é apenas um dos produtos que a universidade cria. O que está sendo desenvolvido no Informe pode gerar uma indagação no empresário capaz de direcioná-lo de forma que seja possível adaptar seu negócio em relação ao mercado.”
- Iago Soares
, aluno do curso de Administração.

“Trabalhar com estatísticas/informativos sobre a pandemia é uma forma de abrir a nossa cabeça. O que a gente aprende aqui é que não estamos trabalhando só com números e estatísticas, mas todos ali são pessoas e mexe com a gente saber o impacto que a pandemia causou durante esse período”, revela Iago.


ESTUDE ADMINISTRAÇÃO NA UNIFOR

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina